Caso Felícia Aurora: “MPF, MPT e PF devem apurar denúncia de trabalho escravo em JP; vítima é angolana”

O Ministério Público Federal, Polícia Federal, Ministério Público do Trabalho e Delegacia da Mulher devem apurar denúncia de suposta racismo e exploração de trabalho contra uma jovem angolana trazida para João Pessoa por um casal de empresários. O pedido foi protocolizado nesta quarta-feira (15) pela advogada Laura Berquó.

De acordo com a advogada, a angolana Felícia Aurora que tinha a promessas de trabalhar, estudar e melhorar suas condições de vida, porém desde que chegou, em abril/2010, vem sendo explorada pelo casal e foi ‘descartada´, sem nenhuma indenização, após ficar doente (fez cirurgia de vesícula) e não poder mais trabalhar.

Felícia, segundo a advogada, que entrou no Brasil (com visto de turista) a convite do casal brasileiro se encontra doente (anemia e cálculo renal), pode ter sua situação complicada – ser for expulsa do país – conforme pressão que vem sofrendo.

A advogada Laura Berquó relatou que tão logo desembarcou em João Pessoa, a angolana passou a ser explorada pelo casal, fazia trabalhos domésticos durante a manhã, a tarde e a noite trabalhava na sorveteria de ambos e ainda era obrigada a distribuir panfletos nas ruas para divulgar o comércio do casal.

“O salário que Felícia ganhava (mínimo) era insuficiente para se manter (pagar aluguel, fazer refeições e ainda se comunica por telefone com a família”, revelou a advogada salientando que a angolana, por falta de tempo, foi impedida de estudar.

Laura Berquó revelou que vai enviar um relatório completo à embaixada de Angola no Brasil relatando o que está acontecendo com Felícia Aurora.

Por sua vez, a ONG Bamidelê (Organização de Mulheres Negras) na Paraíba – foi a primeira a se manifestar sobre a situação da angolana, vem buscando apoio político e de outras organizações, articulações, movimentos, redes e fóruns que atuam na luta pela efetivação dos direitos humanos das mulheres e da população negra na Paraíba e no Brasil, à causa de Felícia.

http://www.reporterbrasil.com.br/clipping.php?id=1397

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.