Ceará: Populares ocupam Fórum de Aracati exigindo medidas contra carcinicultura

O grupo Organização Popular de Aracati (OPA) ocupou, na manhã de ontem, o Fórum da Comarca de Aracati, para reivindicar agilidade da Justiça nos processos enviados pelo Ministério Público Estadual e comunidades que reclamam serem atingidas pelas fazendas de carcinicultura.

Há mais de 20 anos as comunidades reclamam da série de irregularidades constatadas em diversas fazendas de criação de camarão em cativeiro. Essa atividade estaria aumentando desordenadamente em áreas de preservação permanente e próximo aos mangues, gerando contaminação de plantas e animais pelos poluentes despejados nos reservatórios.

A manifestação aconteceu durante toda a manhã e tarde de ontem. Os populares pedem agilidade da Justiça frente aos documentos de Ação Civil Pública e outras denúncias já encaminhadas pelo Ministério Público.

Devastação

A situação apontada pelos manifestantes inclui devastação de Área de Preservação Permanente, com águas salinizadas, a mortandade de mariscos e peixes, com aterramento de lagoas, entre outros problemas ambientais, que segundo eles vem ocorrendo por todos esses anos.

As comunidades de Canapum, Ilha São José e Cumbe são as mais afetadas. Em alguns casos, empresários do ramo de carcinicultura sofreram punição da Justiça, mas as medidas práticas ainda não ocorreram.

Em abril passado Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) publicou portaria indicando critérios mais rígidos para a liberação de pedidos de concessão, renovação ou regularização de licença ambiental para a carcinicultura.

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=898539

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.