Cineasta Frank Coe doa hoje à BNB documentários sobre cultura indígena

A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) realizará hoje, às 19 horas, cerimônia na qual receberá a doação oficial do documentário Séculos Indígenas no Brasil, do cineasta carioca Frank Coe. Trata-se de uma coleção composta de 31 DVDs, com cerca de 45 horas de filmagens em diversas aldeias do país, e do Catálogo Descritivo de Imagens.

Segundo Frank Coe, produtor e diretor do projeto, trata-se de um conjunto de registros de paisagens, situações, entrevistas, e depoimentos de várias personalidades, colhidos por uma equipe de filmagem que percorreu, durante 12 anos, as cinco regiões geográficas do Brasil, além de outros países.

O projeto foi idealizado pelo líder indígena e atual diretor do Memorial dos Povos Indígenas, Álvaro Tukano, e contou com o apoio da Fundação Darcy Ribeiro, Núcleo de Estudos e Pesquisa em Cultura Indígena da PUCRS e Sociedade Indígena Nheengatu.

O diretor da BNB, Antonio Miranda, destacou a importância do projeto e a necessidade de disponibilizar ao público as informações produzidas pelo documentário. Miranda disse que o material será catalogado e, num segundo momento, comporá o acervo digital da biblioteca que ficará disponível para consulta local nas poltronas multimídias da instituição. Além da coleção Séculos Indígenas no Brasil, o cineasta doará o documentário Lutzenberger – For Ever Gaia, filme produzido por ele e Otto Guerra sobre a vida, obra e o pensamento de José Lutzenberger, ecologista de Porto Alegre, e que foi exibido pelo Programa DOC TV da Rede Pública de Televisão.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.