Ilê Axé Omidewa atuará com crianças e adolescentes

O Centro Cultural Ilê Axé Omidewa desenvolveu, com o apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos, o projeto Direitos Humanos e Cidadania para o Povo de Terreiro, durante o segundo semestre de 2009 e o primeiro de 2010. Entre as ações, estava previsto um levantamento da realidade das comunidades de terreiro de matrizes africanas de João Pessoa (PB) e do seu entorno.

Mapeados 54 terreiros, foram desenvolvidas atividades de formação com representantes dessas comunidades. História africana, dança afro, direitos humanos e religiosos foram temas tratados com os participantes, seguindo a proposta de fortalecimento da luta contra o racismo e a intolerância religiosa, enfatizando a intolerância como uma grave violação aos direitos humanos.

Além de realizar o aprofundamento científico das religiões, por meio de suas características e mitos, o Ilê Axe Omidewa realizou seminário na Universidade Federal da Paraíba para debater o tema “Candomblé Memória e Identidade na Pós-modernidade”.

Conforme conta Thereza Christina Azevedo, responsável pelo projeto, concluídas as atividades apoiadas pelo Fundo Brasil, foi realizada uma consulta com os participantes, onde identificou-se que o foco das próximas iniciativas de formação sejam as crianças e os adolescentes.

Alguns dos motivos apontados foram o público adulto ter demonstrado certa dificuldade de apreensão do conteúdo teórico oferecido, por causa da baixa escolaridade na região, e a incompatibilidade de horário em função da ocupação profissional dos participantes. “Ainda assim conseguimos plantar um olhar distinto de cidadania, em cada integrante do projeto, agora queremos expandir nossa atuação para que o público jovem tenha esse olhar desde cedo.”

Junto a outros parceiros apoiadores dessa causa, a proposta agora, segundo ela, é desenvolver um programa que contemple a jornada continuada à escola, que leve a formação dos jovens do ensino fundamental e o consequente fortalecimento da cultura afrodescendente na Paraíba.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.