Alexandre passou a fazer parte do Programa Nacional de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos da Presidência da República, devido à sua luta pelos direitos dos pescadores e na defesa da Baía de Guanabara contra as obras da Petrobras realizadas ali.
Por participar desta mesma luta, duas lideranças da Associação dos Homens do Mar da Baía de Guanabara foram assassinados, na porta de suas casas, na frente de suas famílias.
Os pescadores artesanais da Baía de Guanabara, Rio de Janeiro, estão atualmente impossibilitados de pescar, devido à instalação de gasodutos e terminais da Petrobras, que estão degradando o meio ambiente marinho da região. Além disso a empresa não tem feito nenhum tipo de compensação aos pescadores.
O correspondente da Rádio Mundo Real no Brasil, Adriano Marcelo entrevistou Alexandre durante o encerramento do encontro da Rede Nacional de Justiça Ambiental.
Sobre este encontro Alexandre afirmou que uma das propostas apresentadas ali, foi a de denunciar à mídia internacional e aos acionistas da Petrobras a sua ação enganosa, sendo que é uma corporação que afirma ter responsabilidade socioambiental e que isso não se reflete na prática.
Foto: http://www.maulee.cl/2010/04/18/sen…
http://www.radiomundoreal.fm/Homens-do-mar?lang=es.