Amanhã, às 20 horas, no Museu do Índio, acontece o lançamento dos livros de cantos dos Tikm?’?n: “Cantos e histórias do morcego-espírito” e “Cantos e histórias do gavião-espírito” – publicações que reúnem registros mítico-musicais da comunidade indígena Maxacali (MG), organizadas por Rosângela Pereira de Tugny.
O Museu do Índio promove, ainda, a mesa redonda “Poéticas musicais indígenas e cultura brasileira”, com a presença de dois representantes Maxacali (Noêmia e Totó Maxacali), do cantor e compositor Gilberto Gil, da pesquisadora Rosângela Pereira de Tugny(UFMG), do antropólogo Márcio Meira (presidente da FUNAI), do antropólogo José Carlos Levinho (diretor do Museu do Índio), da linguista Bruna Franchetto (Museu Nacional/UFRJ), do antropólogo e poeta Pedro Niemeyer Cesariano, do antropólogo José Jorge de Carvalho (INCT) e do compositor Rogério V. Barbosa.
Na ocasião, o Museu do Índio lança o projeto “O trabalho da memória através dos cantos”, de registro e documentação musical entre os Enawene Nawe, Tikm?’?n/Maxakali, Baniwa e Krahô.
Fonte: Museu do Índio