Manifesto do Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste (MMTR-NE)

MMTR-NE *

Adital – O Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste (MMTR-NE) vem lutando para construir relações justas e igualitárias entre mulheres e homens há quase 25 anos. Nessa história, foram trilhados vários caminhos na construção e consolidação do MMTR-NE, que atua nos nove estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe).

A luta pelo empoderamento das mulheres trabalhadoras rurais tem sido permanente. A partir do Governo Lula, essa luta foi aprofundada e ganhou mais visibilidade. Hoje, graças à mudança política trazida pelo Governo Lula, os espaços de discussão foram ampliados e também a participação das mulheres, além da criação e execução de políticas públicas de gênero e voltadas para o meio rural.

O Programa de Documentação, o fortalecimento de grupos e quintais produtivos, o acesso aos créditos, o Programa de Aquisição de Alimentos, o Programa Nacional de Alimentação Escolar, a obrigatoriedade da titularidade conjunta de terras e o Bolsa-Família são apenas alguns exemplos do desenvolvimento promovido pelo Presidente Luís Inácio Lula da Silva nos seus oito anos de mandato.

As políticas públicas e os programas sociais beneficiaram diretamente inúmeras mulheres trabalhadoras rurais e toda a população brasileira também recebeu os benefícios de uma competente e democrática gestão de governo. O MMTR-NE viu essa transformação social de perto. Hoje, muitas mulheres estão empoderadas e participam frequentemente de reuniões, discussões e encontros na capitais do país e até em nível internacional. Para muitas, foi a primeira vez que tiveram oportunidade de viajar de avião, sair de casa e ampliar seus conhecimentos.

Por tudo isso, o MMTR-NE vem publicamente manifestar seu apoio a candidata do PT, Dilma Roussef. Acreditamos que ela representa o modelo de governo de maior justiça e que melhor atende às necessidades do Brasil. Deixamos clara a nossa rejeição ao candidato José Serra, por acreditar que sua eleição resultaria num retrocesso do desenvolvimento que queremos. Ainda há muito a ser feito e a eleição de Dilma vai nos ajudar a seguir construindo uma sociedade que respeite a dignidade humana.

Saudações feministas rurais,

* Mulheres Organizadas Combatendo Mentalidades de Submissão. Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste

http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?boletim=1&lang=PT&cod=51770

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.