Mais uma vez fazendeiros ameaçam quilombolas da comunidade de Arapemã por conta da publicação das portarias do INCRA nº 467 e 468, que dá reconhecimento e delimitação das comunidades remanescentes de quilombos Saracura e Arapemã, ambas localizadas no Município de Santarém (PA).
De acordo com as portarias, Saracura e Arapemã ficam com 2.889 e 3.828 hectares, respectivamente. Isso provocou nos fazendeiros e demais sujeitos contrários a regularização dos territórios quilombolas do município de Santarém extrema indignação, prova disso são as constantes ameaças que vem sendo feitas no quilombo de Arapemã.
Segundo Lailson Vasconcelos, uma das lideranças comunitárias do quilombo, ele, na presença de um servidor do INCRA durante uma visita técnica no quilombo, ouviu do senhor “Michel”, fazendeiro, que ele (Michel) “até poderia sair da comunidade quilombola (referindo-se ao processo de desintrusão que ocorrerá dos não quilombolas) mas que junto ele levaria três consigo”.
Não é de hoje que lideranças e demais comunitárioas são ameaçados ou intimidados durante a realiação das atividades do processo de regularização fundiária dos territórios quilombolas de Santarém. Lembramos exemplos que ocorreram em 2005 e 2006 com lideranças de Tiningú, Bom Jardim, Saracura e Murumurutuba. Encaminhamentos estão sendo tomados junto ao Ministério Público Federal e INCRA – SR 30 para dar conta do assunto.