A TV Nacional da Áustria levou ao ar grave denúncia envolvendo Parajurú, a empresária austríaca Gisi Wisniewski e seu primo Peter Hochegger, que investiu 1,6 milhões de euros no empreendimento Paraíso do Sol e em terrenos em Parajurú. Peter Hochegger é o pivô do escândalo BUWAG, que envolve a privatização de uma empresa de habitação do Estado. Segundo as notícias, o empresário não pagou os impostos relativos aos ganhos com o empreendimento e foi condenado a devolver o dinheiro. Para pagar a divida, estaria agora tentando vender seus investimentos em Parajuru, Ceará.
De acordo com a reportagem da TV austríaca, o dinheiro viajou da Áustria via Chipre, até chegar à conta de Gisi Wisniewski no Brasil. A empresária admitiu ter comprado a maioria das terras por 0,50 centavos de euro, e que elas valem no mínimo 15 euros por m2. A reportagem mostra ainda como ela montou um programa de responsabilidade social no empreendimento de Parajurú para camuflar a especulação. E levanta muitas perguntas sobre como se deu a compra do terreno (legal ou terra grilada?) e sobre como o dinheiro entrou no Brasil, levantando inclusive a hipótese de “lavagem de dinheiro”.
O Ministério Publico Federal já pediu a demolição de uma barraca de praia da Escola de Kite Surf que faz parte do investimento, denunciado pelos pescadores de Parajurú.
O link para o programa da TV austríaca é http://tvthek.orf.at/programs/1310-Report/episodes/1539423-Report/1541873-Hanna-Schygulla-und-die-BUWOG-Millionen.
Que bom saber desta noticia eu tinha esperança que um dia seria discuberto essa fraude,meu pai tem um grande terreno em parajuru e “eles” queriam compra a troco de banana daí eu junto com meus irmaos falamos que nao queriamos.espero que o poder publico do estado do Ceará investigue a fundo esses “forasteiros”