Nota de esclarecimento dos favelados de Niterói (favor divulgar)

Jornal Hoje/Rede Globo

Por Comitê de Mobilização e Solidariedade

Nota de esclarecimento

Nós, moradores de favelas de Niterói, fomos duramente atingidos por uma tragédia de grandes dimensões. Essa tragédia, mais do que resultado das chuvas, foi causada pela omissão do poder público. A prefeitura de Niterói investe em obras milionárias para enfeitar a cidade e não faz as obras de infra-estrutura que poderiam salvar vidas. As comunidades de Niterói estão abandonadas à sua própria sorte.

Enquanto isso, com a conivência do poder público, a especulação imobiliária depreda o meio ambiente, ocupa o solo urbano de modo desordenado e submete toda a população à sua ganância.

Quando ainda escavamos a terra com nossas mãos para retirarmos os corpos das dezenas de mortos nos deslizamentos, ouvimos o prefeito Jorge Roberto Silveira, o secretário de obras Mocarzel, o governador Sérgio Cabral e o presidente Lula colocarem em nossas costas a culpa pela tragédia. Estamos indignados, revoltados e recusamos essa culpa. Nossa dor está sendo usada para legitimar os projetos de remoção e retirar o nosso direito à cidade.

Nós, favelados, somos parte da cidade e a construímos com nossas mãos e nosso suor. Não podemos ser culpados por sofrermos com décadas de abandono, por sermos vítimas da brutal desigualdade social brasileira e de um modelo urbano excludente. Os que nos culpam, justamente no momento em que mais precisamos de apoio e solidariedade, jamais souberam o que é perder sua casa, seus pertences, sua vida e sua história em situações como a que vivemos agora.

Nossa indignação é ainda maior que nossa tristeza e, em respeito à nossa dor, exigimos o retratamento imediato das autoridades públicas.

Ao invés de declarações que culpam a chuva ou os mortos, queremos o compromisso com políticas públicas que nos respeitem como cidadãos e seres humanos.

Comitê de Mobilização e Solidariedade das Favelas de Niterói
Associação de Moradores do Morro do Estado
Associação de Moradores do Morro da Chácara
SINDSPREV/RJ
SEPE / Niterói
SINTUFF
DCE-UFF

Comments (3)

  1. Caros,

    Assisti, com o coração partido e lágrimas nos olhos, vários noticiários sobre as tragédias no estado do Rio de Janeiro.
    Infelizmente essa situação não é exclusiva de vocês. Assim como os políticos descompromissados também não são. Mas, também acho que a lembrança desses trágicos acontecimentos deve estar bem frescos na memória de todos os eleitores para que não sejam eleitos os mesmos de sempre. Porque, todos sabem que em época de eleição os políticos discursam, prometem, trocam votos por qualquer coisa, mas o pior de tudo é que a população permite. Afinal, eles só estão porque NÓS os elegemos.

  2. Sugerimos que você leia o artigo “Desigualdade, injustiça ambiental e racismo…”, na aba de Artigos do Blog. Estamos plenamente conscientes das perversões do capitalismo, como também estamos conscientes do uso que ele faz do racismo existente na maioria absoluta da população; são ótimos parceiros! Lutamos contra ambos, das formas que estão ao nosso alcance.

  3. Na epoca em que estudei Ciencias Sociais na UFF em pesquisa conceituamos este problema como “exercito marginal de reserva de mão-de-obra, o desemprego estrutural. Hoje ampliando podemos chamar de exercito dos marginalizados, sem perspectiva de emprego. Uma questão puramente da perversão do Capitalismo. Hoje mudamos de nome: Racismo Ambiental. As coisas se repetem apenas mudamos de nome para termos a ilusão de ser nova. Uma maneira de legitimar o crime e de aliviar nossa consciencia. Eta aliencação…

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.