Nota pública em apoio a João Alfredo com cerca de 700 assinaturas foi protocolada ontem, dia 30, na sede da Polícia Civil do Ceará, no Centro. O parlamentar do PSOL está sendo investigado sob a acusação de possível tentativa de atrapalhar o depoimento de 12 horas ao qual foi submetida Mirian França, em janeiro deste ano. O documento será anexado ao inquérito conduzido pela Assessoria Técnica da Delegacia-Geral da Polícia Civil. (mais…)
Day: 1 de outubro de 2015
O campeonato na língua Paumari e o revigoramento político dos povos do Médio Purus, por Oiara Bonilla*
“para haver um mundo basta haver pessoas e emoções.
as emoções chovendo internamente no corpo das pessoas,
desaguam em sonhos. (…)
a esse mundo pode chamar-se “vida”.”
Ondjaki – Os Transparentes
*para o Combate Racismo Ambiental
Entre os dias 16 e 18 de setembro de 2015 aconteceu o segundo Campeonato na Língua Paumari, organizado na aldeia Santa Rita, na beira do rio Purus, Terra Indígena Paumari do Lago Marahã, no município de Lábrea (AM). Esta segunda edição da experiência levada a cabo pela primeira vez em julho do ano passado demonstrou que os Paumari estão se organizando e se fortalecendo politicamente, processo que pode ser observado na região toda, desde a fundação da Federação das Organizações e Comunidades Indígenas do Médio Purus (FOCIMP), em 2011, e do renascimento do movimento indígena regional que havia sido fortemente abalado, na década de 2000, pela extinção da primeiro organização indígena (OPIMP – Organização dos Povos Indígenas do Médio Purus) por conta dos processos decorrentes dos convênios de saúde firmados na época com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). (mais…)
‘A Queda do Céu – Palavras de um xamã yanomami’
“A produção indígena na cena cultural é, de fato, cada vez mais importante no Brasil, mas ainda muito aquém de suas imensas possibilidades”, afirma Bruce Albert, um dos autores do livro. Confira uma entrevista com o etnólogo francês
por Felipe Milanez, National Geographic
Da amizade de 30 anos entre o etnólogo francês Bruce Albert e o xamã e porta-voz do povo Yanomami Davi Kopenawa nasceu A Queda do Céu, lançado agora pela Companhia das Letras no Brasil. 720 páginas, R$ 69,90). Publicado originalmente em francês em 2010, na prestigiosa coleção Terre Humaine, o livro é um libelo contra a destruição da Floresta Amazônica e traz as meditações do xamã a respeito do contato com o homem branco, ameaça constante para seu povo desde os anos 1960. (mais…)
A encruzilhada Munduruku: depois de séculos defendendo o Tapajós, barragens ameaçam os vivos e perturbam os mortos
Na XI Assembleia Munduruku na aldeia Dace Watpu, em Itaituba, cerca de 400 lideranças das aldeias no alto e no médio curso do rio reafirmam a disposição de resistir às hidrelétricas
Na aldeia munduruku Dace Watpu, na margem do rio Tapajós, próximo do município de Itaituba, no Pará, caciques, guerreiros, moças e crianças se enfileiraram, no último dia 24 de setembro, para esperar a chegada dos convidados, pesquisadores, apoiadores não-índios (pariwat, na língua munduruku) e o procurador da República no Pará Felício Pontes Jr. Cantando, conduziram os convidados ao local das reuniões da XI Assembleia Munduruku do Médio Tapajós. Já reunidos no barracão central da aldeia, as vozes se calaram para ouvir um menino de não mais do que sete anos, que cantou para todos mostrando que a língua e a cultura munduruku seguem vivos nas novas gerações (veja abaixo, no final). (mais…)
Festa dos povos xinguanos: os 20 anos da Associação Terra Indígena do Xingu
Velhos e jovens dançam, cantam e pensam no futuro. A preservação da exuberante natureza do Xingu no centro das preocupações
Em que lugar do país se pode presenciar uma reunião de lideranças políticas e espirituais onde as maiores preocupações são com a preservação da floresta e as mudanças climáticas, em que a questão ambiental ocupa espaço central e indissociável da sobrevivência das comunidades? Esse foi o tom dominante nas falas e colocações de quase todos os caciques e líderes dos 16 povos que vivem no Parque Indígena do Xingu, em festa que durou três dias na aldeia Moygu, do povo Ikpeng, entre 16 e 18 de setembro de 2015. “Nós indígenas conhecemos a essência da natureza. A natureza, ela não é para nós, ela faz parte de nós, ela é a nossa família terrena”, resumiu a certa altura o mestre de cerimônias do evento, Mayawako Juruna. (mais…)
MPF afirma que existe racismo institucional do sistema de justiça e segurança no Brasil
Segundo dados apresentados em audiência no Senado, jovem negro tem duas vezes maior probabilidade de ser preso que jovem branco
O procurador federal dos Direitos do Cidadão adjunto, Luciano Mariz Maia, participou, nessa quarta-feira, 30 de setembro, de audiência no Senado sobre a situação atual dos direitos humanos no Brasil e no Mercosul. Segundo ele, dados sobre a população carcerária revelam um racismo institucional do sistema de justiça e segurança: “um racismo não percebido, não estudado, não enfrentado, simplesmente aplicado como se fosse um dado simples da realidade”. (mais…)
RJ já tem em 2015 mais mortos por policiais do que em todo o ano de 2013
Hanrrikson de Andrade, do UOL, no Rio
A três meses do fim do ano, o Rio de Janeiro já possui mais casos de mortes causadas por policiais, os chamados “autos de resistência”, do que o acumulado em todo o ano de 2013, segundo dados do ISP (Instituto de Segurança Pública do Rio). De janeiro a agosto desse ano, a Polícia Civil registrou 459 ocorrências do tipo nas delegacias do Estado. Em 2013, de janeiro a dezembro, o mesmo indicador foi de 416 vítimas. (mais…)
Quilombo Família Fidélix tem território identificado pelo Incra/RS
Uma área de 4,5 mil metros quadrados entre os bairros Azenha e Cidade Baixa, em Porto Alegre (RS), foi identificada pelo Incra/RS como território da comunidade remanescente de quilombo Família Fidélix. O edital com as informações do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) da área foi publicado nesta quinta-feira (01) no Diário Oficial da União. (mais…)
Após PM-SP tentar intervir em projeto escolar, professores e alunos são alvo de perseguição
Polícia Militar divulgou no Facebook trabalho de escola estadual de Sorocaba (SP) com os nomes completos de duas menores de idade. Professor teve celular e computador rackeados
Por Caroline Oliveira, especial para a Ponte
Há exatos quarenta anos, em 1975, Michel Foucault saía de sua passagem pelo Rio de Janeiro para lecionar durante seis meses na Universidade de São Paulo (USP). Porém, quando chegou na capital paulista, os universitários pediram ao filósofo que os ajudasse a divulgar os horrores cometidos pelos agentes do Estado durante a Ditadura Militar Brasileira. Foucault suspendeu as aulas e lançou uma nota internacional relatando o real cenário político e social brasileiro. (mais…)
Relatora especial da ONU se solidariza com os Guarani e expressa preocupação com situação dos Guarani-Kaiowá
Patrícia Bonilha, Cimi
Após uma reunião com a liderança indígena Eliseu Lopes Guarani-Kaiowá, em Genebra, na Suíça, e por ocasião do encerramento do IV Encontro Intercontinental Guarani, no último dia 24 de setembro, a relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os direitos dos povos indígenas, Victoria Tauli-Corpuz, enviou uma mensagem, gravada em vídeo, de solidariedade e apoio aos Guarani do continente americano. Ela externou, ainda, sua preocupação com a grave situação vivida pelos Guarani-Kaiowá, no Mato Grosso do Sul, e afirmou que estará monitorando a realidade destes povos no que tange ao respeito aos seus direitos. (mais…)