Tragédia em Gurupá, no Marajó, expulsa ambientalista

Por Ismael Moraes, em Ver o Fato

Sempre brinquei com a presença improvável, como morador com residência fixa, em Gurupá, do antropólogo francês Jean Marie Etienne Royer, de quem me tornei grande amigo. Homem culto, muito afável, gentil e simpático – outras improbabilidades em se tratando de um francês.

Após retornar da França quando a sua esposa, a adorável Benedita, cabocla gurupaense não se adaptara ao clima da costa mediterrânea da região de Marselha, investiu tudo o que tinha comprando uma pequena faixa de floresta dentro da área urbana de Gurupá, e preservando as várias nascentes que ali existiam. Isso o fez tornar-se a única referência em ambientalismo e ecologia naquela região. (mais…)

Ler Mais

Sobre encontros no cárcere, mestres de capoeira e poder punitivo

Por Patrick Mariano, em Justificando

O Senhor assine aqui, por favor.

Aquelas mãos desgastadas pelos quase 80 anos de vida na lida da roça, cheia de sulcos, cicatrizes, rugas e formada por uma pele grossa tão dura quanto a própria vida que aquele homem havia até então levado. Passei o papel pelo vão das grades que nos separava. As letras rabiscadas lembravam as tortas e inexatas listras daquelas mãos sofridas. (mais…)

Ler Mais

Você é daqueles que acham que criticar a polícia é defender bandido?, por Leonardo Sakamoto

No Blog do Sakamoto

O pensamento binário é fascinante. Para algumas pessoas, a vida é simples: é céu ou inferno. Não existe outra coisa entre um polo e outro, nenhuma área cinzenta, nenhuma dúvida, nada. Para elas, o mundo não é complexo. As pessoas idiotas é que tentam turvar aquilo que é certo, confundindo a certeza que deus nos deu.

Daí, para a vida fazer sentido, dizem que todos têm que abraçar uma ideia e simplificar o mundo ao máximo. Se você acha que isso é impossível, sem problema: eles te dão uma mãozinha, taxando você. (mais…)

Ler Mais

Assistencialismo prejudica o etnodesenvolvimento dos povos indígenas

Por Redação Yandê

O etnodesenvolvimento promove o respeito a autonomia e autodeterminação dos Povos Indígenas, embora existam particularidades históricas e sociais em diferentes países do mundo, é inegável a importância de iniciativas autônomas das próprias comunidades e da população indígena.

A expressão “carregar ou colocar o indígena embaixo do braço” é usada por indígenas sobre como alguns indivíduos da sociedade envolvente se comportam em relação a presença indígena. Seja em fotos, projetos ou na vida cotidiana, alguns indigenistas ainda reproduzem o olhar da antiga tutela, de forma inconsciente ou não. O que dificulta em serem protagonistas de seus próprios projetos e traçarem seus caminhos de acordo com suas crenças ou visões de mundo. (mais…)

Ler Mais

Incêndio atinge seis mil hectares da Reserva Indígena Tenharim-Marmelos e Parque Nacional dos Campos Amazônicos, entre RO e AM

Chamas atingem área de reserva há quatro dias, segundo Prevfogo. Local de difícil acesso dificulta trabalho de equipe

Por Camilo Estevam, no G1 RO

Um incêndio que atinge a Reserva Indígena Tenharim-Marmelos e o Parque Nacional dos Campos Amazônicos, entre os municípios de Machadinho D’Oeste (RO), Humaitá (AM) e Manicoré (AM), já destruiu aproximadamente seis mil hectares de vegetação. Segundo o Centro Especializado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevfogo), as chamas tiveram início na terça-feira (12) e ainda atingem a região neste sábado (15). (mais…)

Ler Mais

Em nome da democracia, por Janio de Freitas

Na Folha de São Paulo

“Isso é democracia”. Não é, não. Um dos componentes essenciais e inflexíveis da democracia é o respeito às regras que a instituem. As regras existem no Brasil, precisas e claras na Constituição, mas o respeito é negado onde e por quem mais deveria fortalecê-las. O que está sob ataque não é mandato algum, são as regras da democracia e, portanto, a própria democracia que se vinha construindo.

Não há disfarce capaz de encobrir o propósito difundido por falsos democratas instalados no Congresso e em meios de comunicação: reverter a decisão eleitoral para a Presidência sem respeitar as exigências e regras para tanto fixadas pela Constituição e pela democracia. Há mais de nove meses, a cada dia surge novo pretexto em busca de uma brecha –no Congresso, em um dos diferentes tribunais, nas ruas– na qual enfim prospere o intuito de derrubar o resultado eleitoral. (mais…)

Ler Mais

Para o MPF, consumidor deve ser informado quando produto for geneticamente modificado

Projeto de Lei em tramitação no Senado quer retirar identificação do rótulo de produtos geneticamente modificados

MPF/PGR

O Ministério Público Federal (MPF) é contra a extinção do selo identificador em rótulos frontais para produtos transgênicos. O assunto foi debatido durante audiência pública realizada no Senado Federal na última quarta-feira, 12 de agosto. Atualmente, o Decreto 4680/2003 obriga as empresas que comercializam produtos com mais de 1% de matéria prima transgênica a identificar seus produtos com o selo T, no rótulo frontal, mas o Projeto de Lei da Câmara 35/2015, em tramitação na Casa, pretende retirar essa obrigação.  (mais…)

Ler Mais