No Líbano, ONG é criada para defender os patrões de empregadas domésticas, por Leonardo Sakamoto

No Blog do Sakamoto

É o Líbano. Mas, por um momento, lendo os discurso de patrões que não querem perder seus privilégios diante de uma situação reconhecida mundialmente como de negação aos direitos, pensei que fosse o Brasil. Com a diferença que, no Brasil, devemos avançar um pouco com a nova lei das trabalhadores empregadas domésticas. E a maior parte dos explorados ainda é local, no que pese estar aumentando a contratação de estrangeiras – que recebem menos e reclamam menos… (mais…)

Ler Mais

Amnistía Internacional exige verdad sobre el número e identidad de mujeres esterilizadas

Se desconoce la cantidad real de víctimas. Organismo internacional teme que el registro de dos mil mujeres esterilizadas contra su voluntad representen una pequeña parte del total de las atrocidades cometidas. 

Servindi

La organización no gubernamental Amnistía Internacional (AI) solicitó al Gobierno peruano la creación de un registro único de mujeres que fueron esterilizadas contra su voluntad durante la dictadura fujimorista de los años 90. (mais…)

Ler Mais

TRF4 decide que Justiça não deve intervir em conflito entre indígenas da mesma “tribo”

TRF4

A 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) decidiu que não cabe a interferência do Poder Judiciário nos conflitos internos da Reserva Indígena Chapecó (SC) e negou pedido de retorno à aldeia de um índio expulso pelo cacique. A decisão, tomada no dia 14 deste mês, atendeu a recurso interposto pelo Ministério Público Federal (MPF) e modificou sentença de primeiro grau. (mais…)

Ler Mais

Associação Ka’apor ta hury do Rio Gurupi convoca governador e secretários do Maranhão para reunião

Combate Racismo Ambiental

A Associação Ka’apor ta hury do Rio Gurupi enviou convite para que o governador do Maranhão, Flávio Lino, e cinco secretários do estado e outros servidores públicos participem de reunião no Centro Diocesano, no dia 14 de agosto. Os Ka’apor querem respostas para documento protocolado na Casa Civil em 26 de maio de 2015, demandando ações do governo maranhense na garantia de seus direitos. Dentre as violências, agressões e ameaças que vêm sofrendo, principalmente da parte de madeireiros, vale lembrar o assassinato da liderança Eusébio Ka’apor, em 26 de abril, na Terra Indígena Alto Turiaçu. (mais…)

Ler Mais

Ignacio Ramonet: Maior batalha da esquerda na América Latina é contra ‘golpe midiático’

Ao abrir evento que comemora os dez anos de existência da emissora Telesur, jornalista falou sobre comunicação e avanço da esquerda na região

O maior confronto enfrentado na América Latina atualmente é “a batalha midiática”, desde pelo menos o ano de 2002, quando a tentativa frustrada de derrubar Hugo Chávez na Venezuela deu início a um novo tipo de golpe de Estado, o “golpe midiático”, transferindo aos meios de comunicação privados o papel de partido político nas oposições aos governos da “guinada à esquerda”. (mais…)

Ler Mais

‘Brasil tem que encarar a demarcação de terras indígenas’, diz Lucia Murat

Por Diego Olivares, em Tela Tela/Carta Capital

No final dos anos 90, Lucia Murat foi até o Mato Grosso do Sul rodar ‘Brava Gente Brasileira’, uma ficção que tinha como parte do elenco de apoio os Kadiwéu, comunidade indígena de conhecido espírito guerreiro, inclusive com papel de destaque na Guerra do Paraguai (1864-1870).

Depois das filmagens, manteve contato com o povo de lá à distância, até 2009, quando voltou ao local. Ao presenciar a entrada da eletricidade e suas inevitáveis consequências, teve a ideia de fazer o documentário ‘A Nação Que Não Esperou Por Deus’, codirigido por Rodrigo Hinrichsen, que chega este mês aos cinemas, depois de passar pelo Festival É Tudo Verdade. (mais…)

Ler Mais

Mulheres negras latinas enfrentam racismo e buscam sonhos no Brasil

Por Camila Maciel, em EBC

As latino-americanas e caribenhas representam cerca de 30% das mulheres que migram para o Brasil, segundo relatório das Nações Unidas, lançado no ano passado. O desejo de melhorar a vida financeira da família, de oferecer oportunidade de estudos aos filhos ou de fugir da violência estão entre as motivações dessas mulheres migrantes.

Na semana em que se celebra o Dia da Mulher Afro-Latina-Americana e Caribenha, neste sábado 25 de julho, conversamos com mulheres negras que escolheram o Brasil para construir uma nova história. É o caso Jennifer Anyuli, de 23 anos. Socióloga, ela veio com os pais e os dois irmãos da Colômbia há 9 anos. E relembra o começo difícil no novo país. (mais…)

Ler Mais

Socióloga Vilma Reis toma posse como ouvidora-geral da Defensoria Pública BA

Por Luana Rios, DRT 4867/BA
Recepcionada de pé por representantes de movimentos sociais, parlamentares, professores e sociedade civil que lotavam o auditório do Centro Cultura da Câmara Municipal de Salvador, a nova ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, socióloga Vilma Reis, tomou posse no cargo, nesta quinta-feira, 23, sob aplausos da plateia.

(mais…)

Ler Mais

Rappers indígenas de MS lançam clipe de música em guarani criticando a atualidade e as mídias

Imagens foram gravadas em aldeias indígenas de Dourados (MS). Videoclipe do grupo foi produzido em alta definição e estilo ‘vintage’.

Do G1 MS

Um índio interrompe uma dança típica e foge com o rádio que tocava a música. Em seguida, ele coloca um CD de rap, o som contagia outros dois colegas e eles cantam em uma carroça pela aldeia. Essas são as primeiras cenas do novo clipe do Brô MC’s intitulado ‘Koangagua’, que significa “Nos dias de hoje”, lançado nesta semana [veja abaixo]. (mais…)

Ler Mais