Programa apresenta a trajetória do negro na construção da identidade gaúcha
A contribuição dos negros para a formação da identidade gaúcha é o mote para a estreia da quarta temporada do programa Nação. No formato de documentário, a atração produzida pela TVE/RS destaca temas relacionados à história, à cultura e à diáspora africana.
Apresentado pela jornalista Fernanda Carvalho, o programa busca desfazer a imagem equivocada de que no estado do Rio Grande do Sul não houve uma herança e uma contribuição extremamente significativas da população negra.
A colonização européia, associada a construção do estereótipo do gaúcho, relegou ao silêncio e ao esquecimento a importante influência negra para a formação da identidade do Rio Grande do Sul, a partir de sua exclusão histórica e cultural.
O Nação apresenta os caminhos invisíveis do negro em Porto Alegre. Através do projeto Museu de Percurso do Negro – um trabalho coletivo de historiadores, ativistas sociais e artistas plásticos – o programa mostra, em dois episódios, a trajetória do povo negro na história e no cotidiano da capital gaúcha.
Com foco na ressignificação histórica e cultural gaúcha, o Nação visa contribuir como subsídio à implementação da Lei 10.639, em busca da Educação das Relações Étnico-raciais, e propõe uma reflexão sobre os valores e conceitos civilizatórios da ancestralidade africana.
Horário(s) do Programa
Sexta, às 22h | Sábado, às 16h30
Na TV Brasil.
—
Enviada para Combate Racismo Ambiental por Ruben Siqueira.