Crianças e adolescentes são as principais vítimas de violação de Direitos Humanos

Quem deveria contar com uma maior proteção do estado é justamente quem está mais sofrendo com a violência em nosso país. Somente nos seis primeiros meses de 2015, o Disque Direitos Humanos recebeu mais de três mil denúncias relacionadas a crimes contra crianças e adolescentes em Minas Gerais. Conforme dados divulgados pelo governo federal nesta terça-feira, o telefone da central de atendimento do Disque 100 tocou 3.323 vezes para relatar casos de violação dos direitos humanos de menores de idade no estado. (mais…)

Ler Mais

Análise aponta que 90% de uma população argentina estava contaminada pelo glifosato

Uma análise realizada em uma população tanto rural como urbano, na comarca de General Pueyrredón, diagnosticou que 90% dos participantes do estudo tinham glifosato ou seu metabólito na urina.

Do Página/12*, na Página do MST

Uma pesquisa realizada pela Associação Civil BIOS diagnosticou que 90% das pessoas que participaram do estudo realizado na comarca bonaerense de General Pueyrredó tinham glifosato ou seu metabólito na urina. Participaram do estudo tanto moradores da zona rural como da urbana. Tendo em conta que muitos alimentos industrializados contêm soja, o resultado é preocupante. Também foi demonstrado que os agrotóxicos evaporam e caem com a chuva. E de todos eles, o glifosato foi o herbicida mais encontrado. Em março, a OMS qualificou o glifosato como uma substância “provavelmente cancerígena”. Além disso, pode provocar diabete, Mal de Parkinson e até Alzheimer. (mais…)

Ler Mais

Mujica: ‘a Alemanha de hoje manda e a Europa se cala’

O ex-presidente uruguaio afirmou que a solução imposta à Grécia na passada segunda-feira pela União Europeia é ‘brutal’.

Esquerda.net, na Carta Maior

“A Alemanha impõe a sua economia e alta tecnologia, mas não só. Na realidade, esta Alemanha de hoje manda na Europa. As suas decisões são duras e definitivas. É pegar ou largar. E de forma natural, esteja ou não convencido, o resto da Europa consente-o, o que não é habitual na história europeia dos últimos 2000 anos”, defendeu o ex-presidente uruguaio. (mais…)

Ler Mais

Carta denuncia crise humanitária do povo Guarani e Kaiowá em Dourados (MS)

Cimi Regional MS e Assessoria de Comunicação – Cimi

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) tem feito circular uma carta entre organismos de direitos humanos no país e no mundo classificando como crise humanitária o que ocorre com o povo Guarani e Kaiowá. Para o Cimi, a paralisação das demarcações gera insegurança jurídica e, como consequência, violência contra os indígenas. (mais…)

Ler Mais

MPF/MA: Justiça Federal determina suspensão do projeto de duplicação da Estrada de Ferro Carajás

Projeto seguia sem consulta prévia ao povo da terra indígena Caru, área que seria afetada pelo empreendimento

MPF/MA

O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) propôs ação civil pública, com pedido de liminar, contra a empresa Vale S.A., o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Fundação Nacional do Índio (Funai) por atos produzidos no decorrer do licenciamento da duplicação da Estrada de Ferro Carajás, que vem gerando impactos ao povo indígena Awá-Guajá, da terra indígena Caru. (mais…)

Ler Mais

Durmam de botina; a história de um acampamento Sem Terra no Paraná

Reportagem com ensaio fotográfico conta a história de um dos maiores acampamentos da atualidade no Brasil.

Por Leandro Taques, do Jornalistas Livres, na Página do MST

‘Durmam de botina’ foi a senha na tarde daquela quinta-feira, no dia 17 de julho, há um ano, no Acampamento Herdeiros da Terra de 1º de Maio. Feito na divisa entre o Assentamento Ireno Alves e as terras de uma grande madeireira nos municípios de Rio Bonito do Iguaçu e Quedas do Iguaçu, na região centro-sul do estado do Paraná. (mais…)

Ler Mais

Carta aberta contra a concessão da Licença de Operação de Belo Monte

Em XVPS

Ex.mas Sras.

Dilma Rousseff
Presidente da República do Brasil

Izabella Teixeira
Ministra do Meio Ambiente

Marilene de Oliveira Ramos Murias dos Santos
Presidente do IBAMA

Distinguidas senhoras,

Esta Carta-Documento Pública escrita por pesquisadores, estudantes, representantes de organizações e movimentos sociais, originária do Colóquio Concessão à Violência: A licença de Operação de Belo Monte é mais uma busca obstinada de diálogo com o governo e a tecnocracia estatal no Brasil.

(mais…)

Ler Mais

Decreto 8425: Compreenda sua gravidade para pescadoras/pescadores e confira no vídeo as falas durante audiência pública

Campanha pelo Território Pesqueiro

No dia 09 de julho de 2015 foi realizada, na 6º Câmara, em Brasília, audiência pública com a participação do Movimento de Pescadores e Pescadoras (MPP), a Articulação Nacional das Pescadoras (ANP), a COFREM e representantes do governo, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), o INSS, a Previdência Social, Secretaria Geral da Previdência, Casa Civil, Ministério do Meio Ambiente, SEPPIR, Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e contou com a participação da 6ª Câmara do MPF. (mais…)

Ler Mais

AP – Comunidade quilombola do Cunani não pode ter seu território reduzido pelo Parque Nacional do Cabo Orange

MPF/AP

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) estão proibidos de reduzir o território da comunidade do Cunani, localizado dentro do Parque Nacional do Cabo Orange, no norte do Amapá. A decisão da Justiça Federal é resultado de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF/AP), em dezembro do ano passado. A medida também obriga os órgãos a ouvir a comunidade na solução do conflito envolvendo suas terras e o Parque Nacional. (mais…)

Ler Mais

RJ – MPF quer assistência permanente a quilombolas da Comunidade do Quilombo Campinho, em Paraty

ITERJ e Fundação Cultural Palmares devem acompanhar as demandas da comunidade do Quilombo Campinho

MPF/RJ

O Ministério Público Federal (MPF) em Angra dos Reis (RJ) expediu recomendação ao Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro – ITERJ e à  Fundação Cultural Palmares para que estabeleçam um cronograma de visitas periódicas e permanentes de servidores ao Quilombo Campinho, em Paraty, no Sul Fluminense, e acompanhem as demandas da comunidade quilombola, com prestação de assistência jurídica para a defesa de sua posse contra esbulhos e turbações. (mais…)

Ler Mais