Após ocupar terras improdutivas, Sem Terra são ameaçados em MG

A área estava abandonada no momento da ocupação e possui aproximadamente 420 alqueires.

Da Página do MST

Na madruga dessa sexta-feira (10) cerca de 12 pistoleiros em dois veículos invadiram o acampamento montado por Sem Terra na Fazenda Casa Branca no município de Tumiritinga, MG. 

Os ocupantes dos veículos miraram fogos de artifício contra as barracas, uma pessoa foi atingida e sofreu pequenas queimaduras no corpo. Acompanhado a ação estavam dois tratores.

No momento do ataque estavam presentes no acampamento cem famílias, divididas entre homens, mulheres (incluindo uma grávida de sete meses) e crianças.

Na última semana, em visita ao acampamento, o atual prefeito do município, Genil Mata da Cruz, alegou ser o proprietário da área.

No entanto, o suposto proprietário disse não possuir nenhum documento relativo à propriedade do imóvel o que impossibilitaria a solicitação de reintegração de posse.

Desde então, demonstrando clara disposição em cumprir com as ameaças realizadas, o suposto proprietário solicitou a retirada de seus funcionários da propriedade, no mesmo dia, um avião de pequeno porte começou a fazer voos rasantes e permanentes sobre o acampamento.

Além disso, nos dois últimos dias, rondas noturnas têm sido feitas na área. Diante das ameaças, os Sem Terra fizeram um boletim de ocorrência na delegacia local.

Diante do histórico de violência praticada pelo latifúndio no estado de Minas Gerais e no Brasil, tendo como exemplo o Massacre de Felisburgo, Eldorado dos Carajás, entre outros, os Sem Terra exigem a intervenção e o monitoramento dos órgãos públicos responsáveis para evitar um novo conflito.

Imagem: Durante a fuga um dos tratores que acompanhava a ação atolou e foi deixado para trás (Imagem: Reprodução da Página do MST)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.