Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina inaugura o seu espaço e entrega o primeiro módulo de Saneamento Ecológico

Fruto da parceria entre o Fórum das Comunidades Tradicionais de Angra dos Reis, Paraty (RJ) e Ubatuba (SP), e a Fiocruz, apoiada pela Funasa, o Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS) inaugura o seu espaço no dia 10 de julho e entrega o primeiro módulo de Saneamento Ecológico, no dia 11 de julho.

Por Thereza Dantas

O projeto Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina – OTSS, entrega no dia 10 de julho, sexta-feira, o espaço OTSS e no dia 11 de julho, sábado, o primeiro módulo de Saneamento Ecológico construído na escola municipal Martim de Sá, na comunidade caiçara da Praia do Sono, ambos em Paraty. O OTSS é um espaço tecnopolítico para o desenvolvimento de soluções territorializadas baseadas na ecologia de saberes e que têm potencial para tornarem-se estratégias regionais e alternativas para a garantia dos direitos das comunidades tradicionais, especialmente áqueles relacionados ao território, à cultura, às atividades tradicionais e à qualidade de vida. Tem como área de atuação a região o litoral norte do Estado de São Paulo e litoral sul do Estado do Rio de Janeiro, onde vivem cerca de cinquenta comunidades tradicionais de três etnias: caiçaras, indígenas e quilombolas.

Nessa região, vetores do capital atuam e impactam negativamente no território, há um movimento social organizado que tenta conservar sua cultura e avançar em um modelo de desenvolvimento cooperativo, justo e sustentável, o Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba  – FCT. A partir das demandas do FCT, estabeleceu-se uma parceria com a Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, apoiada pela Fundação Nacional de Saúde – Funasa, para a implantação do OTSS, que prevê ações estruturais e estruturantes de saneamento ecológico, educação diferenciada, agroecologia e turismo de base comunitária, articuladas e apoiadas por uma incubadora de projetos voltada à promoção da saúde e à sustentabilidade socioambiental. Para Vagner Nascimento, coordenador do FCT e do OTSS, esse é um momento importante para o FCT, OTSS e Fiocruz. “Nós planejamos três ações nesse primeiro semestre. Uma das ações foi o Encontro de Justiça Socioambiental da Bocaina, outra é a entrega do módulo de Saneamento Ecológico na Praia do Sono e vamos inaugurar o espaço OTSS. A entrega do módulo de saneamento ecológico e a inauguração do espaço OTSS são passos importantes para firmar essa parceria. Essas ações foram pactuadas no início de 2015 e elas vão desenvolver as práticas sustentáveis através da pesquisa-ação envolvendo as comunidades tradicionais”, avalia.

Um dos principais objetivos do OTSS é gerar propostas de atuação que integrem os saberes científicos e tradicionais e possibilitem a construção de modos de ação sobre o território que possam ser replicados e adaptados a outras realidades. Para o coordenador geral do OTSS, Edmundo Gallo, a inauguração do espaço OTSS é a consolidação da ação institucional da Fiocruz na região em parceria com o FCT. O Espaço OTSS, uma casa  localizada no bairro Caborê, em Paraty, está preparado para a realização de reuniões e encontros. Para Gallo, “a ideia é que a casa seja um espaço de produção de conhecimento, de encontros e diálogos dos diferentes saberes tradicionais e acadêmicos. Ela também será um espaço de soluções territorializadas para as questões ligadas ao desenvolvimento sustentável e para a promoção da Saúde no território. É um local físico onde poderemos nos encontrar e nos reunir, trabalhar e estudar, e a partir daí construir as ações que estamos desenvolvendo no território. É um passo muito importante para a Fiocruz e queremos que seja a base de um projeto permanente com o FCT.”

Localizada na Serra do Mar, área prioritária para conservação, a comunidade caiçara da Praia do Sono vive ameaçada pela especulação imobiliária e o turismo predatório. Uma das prioridades da comunidade, para a manutenção da Saúde e a qualidade de vida, é o tratamento do esgoto.  Na construção do Saneamento Ecológico a troca de saberes norteou os trabalhos de planejamento e execução da obra. A equipe do OTSS realizou reuniões com os caiçaras da Praia do Sono, que optaram, entre as possíveis soluções de saneamento ecológico, pela Fossa Séptica + Fossa Verde (tanque de evapotranspiração). O sistema que consiste na criação de fossas, que não permitem a contaminação do solo, ao contrário dos sumidouros utilizados tradicionalmente, contou com mão de obra local na sua construção.

casa otss modulo ecologicoO módulo de Saneamento Ecológico construído na escola municipal Martim de Sá é uma caixa de alvenaria selada/impermeabilizada, onde ocorre a decomposição anaeróbia da matéria orgânica, finalizada com uma camada de terra fértil, onde as plantas absorvem a matéria orgânica, incorporando-a à sua biomassa e eliminando a água por evapotranspiração. Pronto desde maio de 2015, servirá de modelo para a construção de outros módulos na comunidade caiçara.

Com essas ações no território, a Fiocruz e a Funasa, ambas vinculadas ao Ministério da Saúde, mantém sua missão de promover a Saúde e o desenvolvimento social, gerando e difundindo o conhecimento científico e tecnológico. Para Henrique Pires, presidente da Funasa, o Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina em termos políticos e institucionais significa “avançar nas práticas intersetoriais e na relação com a sociedade. A operacionalização de projetos com estas características para a institucionalização das ações apresenta-se como iniciativa inédita da Funasa em conjunto com a Fiocruz. Ela representa um projeto de interesse das duas instituições que atuam diretamente com a promoção da saúde, saúde ambiental e suas áreas de interface de conhecimentos, em comunidades tradicionais, situações de risco socioambiental, estudos e pesquisas”. Com esse mesmo espírito a Fiocruz, a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina, tendo a defesa do direito à saúde e da cidadania ampla como valores centrais, investiu na parceria e na criação do OTSS. Para o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, “a inauguração do espaço do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina e a entrega do primeiro módulo do Saneamento Ecológico na Praia do Sono, é a materialização da parceria da Fiocruz com o Fórum das Comunidades Tradicionais de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba, e a Funasa. Estas são as primeiras ações desse espaço voltado para a geração de conhecimento crítico e tecnologias sociais inovadoras visando a promoção da saúde, a sustentabilidade socioambiental e o Bem Viver.”

Serviço:

Dia 10 de julho, a partir das 19h, inauguração do Espaço OTSS, situado na Rua Araponga (antiga rua Colibri), 502, Caborê, Paraty.

No dia 11 de julho, sábado, a partir das 10h, entrega do módulo de Saneamento Ecológico na Escola Municipal Martim de Sá na Praia do Sono, Paraty, RJ.

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.