Termina disputa. Hombre de Kennewick de 9 mil años era indígena americano y no europeo

Terminó una larga disputa entre nativos americanos y al interior de la comunidad científica al determinarse genéticamente que el hombre de Kenneweick, un esqueleto masculino de 8500 años de edad hallado en 1996 en el río Columbia, estado de Washington, pertenece a un hombre indígena nativo americano. Así lo destacó la Universidad de Copenhagen el 18 de junio al revelar los resultados.

La Gran Época/Servindi, 21 de junio, 2015

“Un nuevo estudio basado en la secuencia del genoma muestra que el hombre de Kennewick es de hecho más estrechamente relacionado con los nativos americanos modernos, que a cualquier otra población en todo el mundo”, dice el documento publicado el 18 de junio.

(mais…)

Ler Mais

Governo anuncia amanhã medidas do Plano Safra da Agricultura Familiar

Por Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil

As medidas que compõem o Plano Safra da Agricultura Familiar (Pronaf) 2015/2016 serão anunciadas amanhã (22) pelo governo. Entre elas estão os novos critérios do Seguro da Agricultura Familiar (Seaf), do Programa Garantia-Safra, da ampliação da assistência técnica para as famílias de agricultores e o volume de crédito. (mais…)

Ler Mais

Que nem o diabo gosta, por José Ribamar Bessa Freire

Em Taqui Pra ti

Dizem que domingo passado o Diabo saiu do inferno e foi dar uma voltinha na Vila da Penha, no Rio. Escondeu o rabo preso, vestindo o terno do deputado Eduardo Cunha (PMDB, vixe, vixe). Ocultou o chifre, botando a peruca do pastor Silas Malafaia. A cueca usada era do deputado Marco Feliciano (PSC, vixe, vixe), pastor da Catedral do Avivamento. Assim, disfarçado e endomingado como quem vai à missa, o Capiroto presenciou uma maldade que nem ele tem coragem de praticar: o apedrejamento de uma menina de 11 anos, que saía alegre da festa de candomblé vestida de branco com seu turbante – o ojá – enrolado na cabeça. (mais…)

Ler Mais

A Venezuela e os políticos brasileiros, por Elaine Tavares

Em Palavras Insurgentes

No mês de janeiro, eu estava na Venezuela. Naqueles dias o país atravessava uma grave crise de abastecimento provocada por um boicote empresarial. Como uma boa parte da cadeia de distribuição ainda está na mão privada, essa fatia do empresariado decidiu segurar alguns produtos, fazendo com que a população se alarmasse. Pelas emissoras de televisão comercial ficava evidente o clima de quase terrorismo que se tentava impor. Por isso, é absolutamente mentirosa qualquer alegação de censura na Venezuela. O empresariado – de maioria golpista – diz o que quer, como quer e quando quer. Nada os impede de provocar o medo, o terror e a incitação ao golpe. Isso é coisa cotidiana. A diferença é que lá existe também uma rede de emissoras estatais, públicas e comunitárias, que disputam as informações.  (mais…)

Ler Mais

Faculdade de Medicina da UFRGS forma primeira aluna indígena

Proveniente da aldeia Serrinha, no norte do estado, a Kaingang Lucíola Maria Inácio Belfort começou o curso em 2008, quando entrou em vigor a Política de Ações Afirmativas na UFRGS e é a quarta indígena a se formar desde a implantação.

UFRGS

Para Lucíola, estudar Medicina sempre foi um sonho. Proveniente da aldeia Serrinha, no município de Ronda Alta, ela é formada em enfermagem pela Unijuí – com bolsa integral proveniente de convênio entre a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Ministério da Educação (MEC) – e trabalhou em aldeias indígenas no Mato Grosso e no interior do Rio Grande do Sul, “nesse período, percebi uma grande carência de profissionais médicos nesses locais. E também, eu não me sentia completa, a Medicina é um sonho que sempre mantive, então fui atrás disso”, conta. (mais…)

Ler Mais

Plantas dos quintais em terras pretas de índio da atualidade são heranças dos povos pré-colombianos

Artigo de pesquisadores do Inpa e instituições parceiras publicado na PLoS ONE mostrou que as variáveis o tempo de ocupação da terra preta pelos índios e há quanto tempo ela foi abandonada influenciaram na diversidade de plantas nos quintais do presente

Por Luciete Pedrosa – Ascom Inpa

As plantas que brotam espontaneamente nos quintais de terras pretas de índio têm ligação direta com o passado indígena de antes da chegada dos europeus à Amazônia. Este é o resultado de um trabalho realizado por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), em comunidades do município de Silves (a 204 quilômetros de Manaus), às margens do rio Urubu, publicado recentemente revista científica especializada PLoS ONE. (mais…)

Ler Mais

Porrete ‘Direitos Humanos’ é achado em centro socioeducativo na Paraíba

Cassetetes eram usados para punir jovens internos, diz relatório do MPF

G1/Midiamax

Dois porretes com as inscrições “Direitos Humanos” e “ECA” (Estatuto da Criança e do Adolescente) foram encontrados por uma comissão do CEDH (Conselho dos Direitos Humanos da Paraíba) durante uma inspeção no CEJ (Centro Educacional do Jovem), em João Pessoa. O relatório com o resultado da inspeção foi divulgado no início da tarde desta sexta-feira (19) pelo MPF (Ministério Público Federal). Segundo o padre Xavier Paolillo, membro da conselho, os cassetetes eram usados para punir os internos, jovens que completaram 18 anos durante o cumprimento da medida de internação. (mais…)

Ler Mais

Pedrada que atingiu Kayllane é a ‘pedra no sapato’ da nossa consciência

Por Mônica Francisco*, no Jornal do Brasil

O Brasil está experimentando um período interessante de choque de realidade. Não sei se o “choque” vai produzir resultados práticos no futuro ou um certo estado de catatônia.

O engraçado disso tudo, ou não, é que estamos também em um dos momentos mais estranhos em relação a ele, o futuro. Já mencionei aqui que um retrocesso se percebe, tomando conta de nossas estruturas sociais. Mas podemos voltar a isso em um outro momento. (mais…)

Ler Mais