A TrabalhoNecessário receberá, até o dia 30 de agosto de 2015, submissões para o número 21 da Revista. Os textos enviados podem ser artigo, notas de pesquisa e comunicação, resenha e crítica, e memória e documentos.
Os autores devem enviar seus trabalhos para [email protected], obedecendo às normas para publicação (consulta AQUI). Outras informações podem ser obtidas no mesmo endereço eletrônico. Na oportunidade agradecemos a acolhida e a divulgação da TrabalhoNecessário – Revista Acadêmico-eletrônica em Trabalho e Educação.
Editorial
TrabalhoNecessário é uma publicação eletrônica semestral do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação – NEDDATE da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense – UFF. É dirigida a professores e pesquisadores, assim como a estudantes de graduação e pós-graduação, especialmente das áreas das ciências sociais e humanas.
A Revista procura recuperar em seu título um dos conceitos centrais do pensamento marxiano, ou seja, o trabalho como atividade vital da espécie humana, compreendendo que o embate político – teórico e prático – pela superação da sociedade das mercadorias não pode ser deixado de lado. Enfim, o trabalho será sempre necessário. Os temas abrigados serão preferencialmente os voltados à formação humana e às práticas educativas que se efetivam no âmbito institucional ou nos movimentos e lutas que se dão em diferentes espaços sociais.
A linha editorial da TrabalhoNecessário pauta-se pelo esforço de compreensão e reconstrução, no plano teórico, das diferentes mediações sociais constitutivas da relação entre o mundo do trabalho e a educação, adotando como referencial teórico-metodológico o materialismo histórico, norteador da crítica da economia política, que conduz a uma visão histórica da sociedade de classes. Ao buscar nos fenômenos as múltiplas determinações ou mediações que os constituem, relacionando parte-todo, sujeito-objeto ou subjetividade-objetividade, passado-presente, dentro de uma totalidade histórica, o materialismo histórico se contrapõe aos referenciais idealista, empiricista, estrutural-funcionalista e pós-estruturalista, que também pensam, de diferentes formas, o capitalismo.
Diante disso, a linha editorial da TrabalhoNecessário considera que, nas sociedades cindidas em classes sociais antagônicas, a produção do conhecimento está sempre vinculada a uma determinada concepção da realidade. Depreende-se disso que, na permanente disputa de leitura de significação da realidade, torna-se impossível a mera soma de teorias, como pretende o ecletismo. Obviamente, entretanto, podem ocorrer, como sugere Gramsci, incorporações – de forma subordinada – de aspectos das teorias em disputa, que concorram para ampliar a compreensão da realidade da forma mais ampla possível.
TrabalhoNecessário esclarece, finalmente, que está aberta à apreciação de textos que adotem referenciais teórico-metodológicos divergentes de sua linha editorial, desde que explicitem uma coerência interna no âmbito ontológico e epistemológico, e que estimulem um debate fecundo na relação crítica com esta linha editorial. (As Editoras)
Edição atual
ano 13 – número 20 – 2015
Editorial
Georgia Sobreira dos Santos Cêa e Sonia Maria Rummert
- RELATÓRIO INTERCRÍTICA
- Ronaldo Rosas Reis e Fracisco José S. Lobo
- Revista Completa