Operação foi realizada na área indígena Apiaká-Kayabi, na região de Juara. Quatro pessoas foram presas e o valor de R$ 2 milhões em multa aplicado.
Mais de 1,3 mil toras de madeira, maquinários e equipamentos agrícolas foram apreendidos por fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), na área indígena Apiaká-Kayabi, localizada na região de Juara, a 690 km de Cuiabá. De acordo com a assessoria do Ibama, quatro pessoas foram detidas em flagrante no local em uma operação no município durante o mês de outubro após suspeita de que a área servia como ponto de extração ilegal de madeira.
Foram apreendidos cinco caminhões, uma pá carregadeira, dois tratores de pneus, um trator de esteira, duas caminhonetes e duas motocicletas. Também cinco motosserras, duas armas e munições de vários calibres. Segundo o Ibama, os motoristas instalaram rádios nos caminhões e nos tratores para se comunicarem com membros da quadrilha alertando sobre o monitoramento dos fiscais na região. Dessa forma, conforme o chefe de fiscalização em Juína, Edilson Fagundes, a equipe realizou campana pela estrada de acesso que fica nos fundos da área indígena. “Quando a quadrilha foi alertada, as viaturas já estavam no interior da terra indígena”, relatou.
Porém, cinco caminhoneiros que estavam no local, juntamente com o responsável pela retirada da madeira, conseguiram fugir pela mata ao perceberem a chegada dos agentes. Outros quatro que também estavam na área foram detidos. Todos os equipamentos apreendidos foram encaminhados ao pátio do Ibama em Juína, cidade a 737 km da capital. (mais…)