PA – Trabalhadores (as) da educação pública de Belém ocupam o prédio da Semec

Sintepp Estadual
Sintepp Estadual

Sintepp Estadual

Os (as) trabalhadores (as) da educação pública do município de Belém decidiram ocupar por tempo indeterminado a Sede da Secretaria Municipal de Educação (Semec) ou até que o prefeito Zenaldo Coutinho (PSDB) se disponha a receber a comissão de negociação do Sintepp para debater a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2014.

As demandas correspondem ao negociado em 2013, e que foi pactuada na justiça após uma greve que durou 12 dias, entretanto não houve o atendimento do que foi acordado por parte da PMB.

No dia 25/05 (domingo), véspera do início da greve, a prefeitura conseguiu uma liminar que tentava proibir o movimento legítimo e constitucional da nossa categoria, posteriormente derrubada no próprio TJE, garantindo assim o pleno exercício do direito de greve. Portanto, nada impede o prefeito de receber a nossa categoria para negociar uma solução para superar a atual situação do ensino público de nosso município.

Entendemos que a prefeitura tem condições de atender nossas reivindicações mais imediatas da pauta, se lançar mão do remanejamento de recursos para garantir o reajuste do valor do auxílio alimentação, por exemplo.

Quanto à reposição dos dias parados, o Sintepp sempre negociou a forma de fazê-la imediatamente ao final do movimento, reconhecendo o papel do Conselho Escolar no processo de definição, cabendo à gestão escolar acompanhar o seu cumprimento.

Nosso sindicato nunca fez, nem nunca fará pacto com a mediocridade. E não assumirá a gestão das escolas do município, para isso continuaremos na luta pela democratização da gestão escolar, com o fortalecimento dos conselhos (escolar, de ciclo e de classe) e pela eleição direta para a direção das escolas.

A categoria está disposta a permanecer o tempo que for necessário até que seja recebida pelo prefeito ou qualquer outra pessoa com delegação para negociar, que pode ser a própria secretária de educação ou o secretário de administração do município.

A disposição para negociar avanços para a categoria está comprovada, inclusive, no enxugamento da pauta para facilitar o processo de diálogo. Cabe à Zenaldo assumir seu papel e deixar de ignorar um movimento legítimo que mexe com a vida de milhares de pessoas.

Só conquista quem luta!

#EducacaoEmGreve
#NegociaZenaldo

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.