Tenente responsabiliza a Fifa em caso de acidente em México x Camarões
Sanny Bertoldo – O Globo
NATAL – A Arena das Dunas, palco de México x Camarões, às 13h desta sexta-feira, não foi liberada pelo Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte. O tenente Christiano Couceiro, responsável pela vistoria, disse que a Fifa proibiu a corporação de fazer uma última inspeção no estádio pela manhã, horas antes da partida. Segundo Couceiro, a alegação da Fifa é de que após a inspeção antibombas realizada pela Polícia Federal, na véspera, não é mais permitida a entrada de pessoas na arena antes da circulação do público e dos torcedores. O tenente responsabilizou a Fifa em caso de acidente na arena.
– Nós nos prontificamos a voltar nesta sexta às 9h, mas fomos informados que depois da varredura antibombas da Polícia Federal, feita ontem (nesta quinta-feira), ninguém mais poderia entrar na arena até o horário do jogo. Nós solicitamos mais segurança em alguns pontos. Vimos que operários estavam trabalhando ontem, então, acho que podem ter consigo fazer tudo. Ontem, 99% dos assentos estavam fixados. No geral, achamos que 95% do estádio estavam de acordo com as normas de segurança – disse, por telefone, Couceiro, responsável pela vistoria.
Segundo Couceiro, todas as informações serão repassadas à Secretaria de Segurança do Rio Grande do Norte para que seja encaminhada à Secretaria Nacional. Sem acesso à Arena, o tenente avisa que os Bombeiros se isentam de qualquer responsabilidade:
– A vistoria foi cancelada, não liberamos a Arena, então, se por acaso acontecer alguma fatalidade, a responsabilidade é da Fifa. É uma situação delicada, mas não poderíamos nos omitir. Houve um secretário (Demétrio Torres, da Secopa) que chegou a dizer que eu estava querendo aparecer, mas não vou entrar nessa discussão. Temos que fazer nosso trabalho.
Apesar de não haver o laudo dos bombeiros liberando a Arena das Dunas, a Secretaria Extraordinária para Assuntos Relativos à Copa (Secopa) garanta que o estádio está totalmente pronto. Demétrio Torres, responsável pelo órgão, chegou a afirmar que o estádio poderia inclusive já receber jogos desde quarta-feira.
Nos últimos três dias, o órgão vistoriou o estádio e, nesta quinta-feira, ainda faltavam guarda corpos (estrutura de proteção como a que cobre o vão entre o corrimão e o chão, por exemplo) e a fixação de algumas cadeiras.
A Arena das Dunas, uma das obras mais atrasadas para a Copa, ainda estava correndo contra o tempo no início da semana para instalar os 11 mil assentos novos, o que adiou a vistoria dos Bombeiros. No entorno do estádio, um grande canteiro de obras é a prova de que ainda há o que fazer. Uma passarela e um viaduto inacabados são o exemplo disso.