Câmara e Senado discutem a questão indígena

Rosivaldo Babau fala na audiência em que Wellington (C) representou a Casa Foto: Lúcio Bernardo Jr/CD
Rosivaldo Babau fala na audiência em que Wellington (C) representou a Casa Foto: Lúcio Bernardo Jr/CD

Jornal do Senado – A Comissão de Direitos Humanos do Senado foi representada por Wellington Dias (PT-PI) em audiência pública promovida ontem pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados sobre demarcação de terras indígenas e conflitos agrários. O senador defendeu a gestão dos órgãos indigenistas pelos próprios índios. No encontro, também esteve presente o cacique Rosivaldo Ferreira Babau Tupinambá, que pediu apoio da CDH após ter prisão preventiva decretada por suposto envolvimento na morte de um agricultor familiar em conflito na Bahia. Wellington sugeriu o acionamento da Justiça para acompanhar a situação da prisão de Babau.

Na opinião do secretário-executivo do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Cleber Buzatto, o mandado foi encomendado por fazendeiros para assassinar o líder indígena na prisão. O cacique é protegido pelo Programa de Defensores dos Direitos Humanos, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. “Nossa preocupação é com a vida do cacique. Há relatos de que, em cidades da Bahia, colocaram fogo em casas de indígenas”, afirmou Buzatto.

Para o representante da Associação dos Povos Indígenas Brasileiros (Apib), Paulino Montejo, é preciso fortalecer a Fundação Nacional do Índio (Funai) contra o enfraquecimento que colabora para a violação de direitos dos povos. Ele aponta que os mais de 100 projetos para retirada de direitos dos povos indígenas em tramitação no Congresso retratam o interesse econômico que envolve a questão.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.