Os Projetos Políticas Públicas de Saúde e “Saúde, Serviço Social e Movimentos Sociais”, da Faculdade de Serviço Social/UERJ, coordenados pela Prof. Maria Inês Souza Bravo, com apoio do Fórum de Saúde do Rio de Janeiro, estão organizando o Seminário “Democratização da Informação, Imprensa Alternativa e Luta Contra-hegemônica: Desafios na Conjuntura Atual” a ser realizado no dia 29 de abril de 2014, terça-feira, de 16h00 às 22h00, no auditório 91, 9º andar, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
As maiores mobilizações populares acontecidas no Brasil em junho de 2013 obriga a retomada urgente dos movimentos sociais como objeto de estudo e análise. Nesta direção, os movimentos de comunicação merecem atenção significativa, pois tiveram destaque na produção de vídeos, artigos, programas, imagens e reportagens sobre as manifestações, que foram essenciais na organização de milhares de pessoas.
De forma inédita na história do país, os movimentos de comunicação contra-hegemônicos conseguiram disputar a atenção dos acontecimentos com os grandes meios de comunicação empresariais, que foram obrigados a se adequar a uma nova realidade.
O conhecimento sobre essa imprensa alternativa pretende elucidar limites e dificuldades que hoje os impedem de serem instrumentos ainda mais eficazes de participação popular.
O objetivo do seminário é debater as experiências e os desafios de se fazer imprensa alternativa no Brasil atual.
Programação
Mesa 1 – Experiências da luta contra-hegemônica: O papel da imprensa alternativa.
Mesa 2 – Hegemonia e contra-hegemonia no cenário brasileiro atual: a questão midiática
Coordenação: Felipe Demier (Bolsista de Pós-Doutorado FAPERJ)
Acesse o evento no Facebook clicando aqui.