Era só dizer não: Sharon Menezes

1425671_10200970817898853_89938726_nArturo Bonandi – CENPAH

Começo este breve artigo com duas premissas:
Não sou brasileiro
Não sou negro.

Em si, estas duas  afirmações são suficientes para que alguém  desqualifique o que vai ser colocado neste artigo. Mesmo assim, eu vou escrever, com ou sem erros de ortografia e sintaxe.

Anteontem fui navegar no meu instagram. O que que eu encontro na pagina da Sharon Menezes, que admiro muito pela sua profissionalidade, beleza e coragem de estar trabalhando num canal da televisão como a Globo??? Vocês podem ver na foto a seguir.

1477461_10200970406048557_669250023_nFiquei de queixo caído, e não pelos traseiros em mostra, coisa que deve ter deixado muit@s babando,  se não, pelo flash back de uma imagem como essa. Pode ser que a  minha imaginação seja bem fervida, mas de repente me senti no meio de um mercado publico da época colonial. Mesmos sorriso, mesma carne em exposição, mesma linguagem desviante que só quer vender um produto, esta vez com o consenso da própria  mercadoria. Tirando o fato que a Globo continua vendendo a imagem de que o carnaval não tem nada a ver com a discussão de temas, com o esforço de fazer memória da historia do mundo,  com a afirmação da cultura negra  e por isso todo ano coloca uma mulher pelada na telinha, reforçando a ideia de que as “mulatas” servem somente pra isso; fica a pergunta do porque isso acontece justamente no mês da consciência negra. Claro, entendo que aqueles que se revestem do machismo como arma para afirmar sua masculinidade acham isso “fantástico” e provavelmente adorariam ver mais. Porém, este artigo não quer falar deste assunto.

Eu quero é  falar, ou melhor, desabafar e questionar a escolha da Sharon Menezes. Sabemos que na historia dos negr@s brasileir@s sempre houve pessoas negr@as que se associaram ao poder dominante. Isso foi causa de traições, assassinatos, desgraças para muitos brasileir@s negr@s. Fazer que o mesmo negro assumisse o trabalho sujo do seu dominador foi uma estratégia que ainda hoje encontramos nas estruturas deste país. Negro matando negro, negro acusando negro. Agora, negro vendendo negro??? Achava que esta postura de sobrevivência dos afrodescendentes dentro da história brasileira tivesse diminuído, ou melhor, que a consciência da população afro-brasileira, especialmente aquela que tem um papel visível e de referência, tivesse suficiente força para dizer não. Mas eu estava errado, e como estou errado. Me pergunto: o que leva uma mulher negra já afirmada, já, imagino pelo cachê que recebem os atores, com uma certa segurança econômica, aceitar um papel no qual a sua própria “raça” vem sendo desvalorizada e, por cima, postar uma foto dessa num canal virtual acessado por milhões de pessoas (a fotografia já foi removida do instagram).  E ainda tão importante aparecer na Globo as custas de milhões de mulheres negras que, no somente no Brasil, continuam sendo apresentadas como objetos de prazer  e que são rebaixadas a serem usadas e desconsideradas nesta terra amaldiçoada pela racismo velado??? Um contrato coma GLOBO chega a comprar a consciência de qualquer um neste país???

Talvez pelo fato dela ter a coragem de usar o cabelo cacheado deu me a impressão que ela era diferente e que podia fazer a diferença. Engano meu. E ai está ela com a cara no meio dos traseiros das “ mulatas”. E´ tão difícil dizer não Sharon Menezes??? Depois de tantas pessoas que lutaram para a igualdade neste país, é tão fácil deixar uma consciência ser comprada??? Ou talvez esteja escrevendo a mais uma consciência “embranquecida”.

Comments (47)

  1. As minhas filhas são brancas de cabelo crespo; A tataravó era escrava e tataravo filho de portugueses, Graça a Deus nós somos ligitamente NEGROS E BRANCOS E INDO NO SANGUE somos verdadeoros brasileiros.Nòs não temos preconceito de cor nem de raça, e pobreza o nosso lema é trabalho e estudar.Meu recado a esses de mente mendiga que escremina o NEGRO ou BRANCO , A união da duas cores nasceu a cor morena que temos as mulheres mais Bonitas do mundo.Os racistas brango devem ir para Euoropa e os racistas negro devem ir para Afriga.Essa é minha opinião, o importante é ser brasileiro com cores de pele e muito respeito, carinho,amor ao proximo.”Osli Barroso de Oliveira”

  2. sabe o que acho engraçado sou garota de programa e tenho isso como profissão nao ando por ai pelada exibindo meu corpo não preciso, e nem sou burra …por quê sempre associar a profissão mais antiga com uma pouca vergonha dessa ??

  3. Pior do que a Globo manipular a opinião pública, são alguns comentários infelizes sobre exageros referentes ao preconceito de cor. Só quem passou por isso sabe como se sente um negro. Alguém aqui já perdeu uma vaga de emprego numa dinâmica por não ser branco? Acho que poucos. Conheço muita gente que já passou por isso. E o que fazer? Nada. Não existe lei, ou mesmo meios de provar que o preconceito existe. Mas ele existe sim. Esta atriz é mais uma marionete nas mãos da nossa mídia podre, Globo, Record, Band, SBT, Rede TV, ou qualquer outra emissora. Agora me digam quantas negras foram Protagonistas de alguma novela Global. Eu vos digo uma. Taís Araújo no papel mais escroto das telinhas. Agora bundas Pretas uma negra pode protagonizar. Não sou hipócrita de maneira alguma, pois assim como não concordo com a exposição das bebidas em programas de grande audiência, também não sou a favor da liberação das drogas, como a maconha por exemplo. Se um mau exemplo servir para se usar como base de discussão, então o ponto chave do tema não tem a menor importância pois ele já estará manchado com comparações inúteis. Não digam que se as liras fazem por que não as negras, isso beira o absurdo. Notem que não usei o termo Racismo pois este termo em si é um absurdo. Somos uma raça só, a humana e não existe separação entre nós. Somos seres iguais perante a natureza. O que existe é mais um tipo de preconceito e ponto.

  4. É de lamentar, porque cada vez mais a mulher é mercadoria, e mesmo indo de vontade própria a um concurso onde o intuito é vender a imagem dos desgarrados da sua própria história.
    Diante disso pior do que ver um branco vendendo um negro é um negro vendo seus próprios irmão de raça. E o carnaval um grande mercado de venda de mulheres.

  5. O bonito de tudo isso é o debate. É disso que precisamos, debater, pensar e repensar os fatos. Eu particularmente
    adoro a Sharon, é guerreira e conquistou seu espaço, se por merecimento ou por seus próprios meios, eu não sei, mas chegou e é maravilhoso vê-la e a outras atrizes e atores negros atuando com o respeito que o negro merece. Acho que ela nem se deu conta do que a imagem poderia se tornar. Nosso país só vai pra frente a partir do momento que a gente começar a fazer isso mesmo, concordar e discordar. Mas sempre existindo pessoas que pensam e repensam os fatos que estão acontecendo de forma sutil ou descarada. Adorei.

  6. Quanta baboseira. A pior coisa é quando um sujeito pensa que uma tolice é uma grande ideia.
    1. Não vi nenhuma negra com rosto triste diante da exposição ( pelo contrário, ficavam tristes quando eram eliminadas).
    2. Não vi as famílias dizendo que elas foram arrancadas de seus lares (acredito que muitas famílias ficaram tristes da sua filha negra não está participando)
    3. Era tão fácil cada negra dizer não a exposição
    4. E bunda branca? Porque o texto é racista e não aborda o assunto?

  7. Eu entendo que no caso do negro, a situação de exposição fica muito mais forte por conta de toda a opressão recebida ao longo da história. Mas esse comentário tem uma abrangência muito maior. Tem relação direta com a exposição da MULHER – não só as negras – como objeto de prazer e garantia de audiência. O fato é que se as feministas que tiraram seus sutiãs em praça pública vissem o que aconteceu décadas depois, elas vestiriam novamente. Falo isso sem desconsiderar as conquistas que até usar o seu próprio corpo da maneira que achar melhor é uma forma de liberdade.

  8. Fernanda Cardoso, achei seu comentário fenomenal!! Tirou as palavras da minha boca, penso exatamente do mesmo jeito. Saudações…

  9. Interessante o artigo e mais ainda a comparação das imagens, porém, o centro da discussão, a meu ver, não é a questão étnica mas sim a vulgarização da imagem feminina, coisa que é amplamente explorada pelos meios de comunicação – seja a mulher branca, morena, negra ou oriental. Por isso creio que a Sharon não se importou e não viu maldade na foto. A questão é simplesmente a exploração da sexualidade feminina.
    Penso ainda mais, penso que o racismo sempre está na mente do observador em primeiro lugar.

  10. Essas mulheres se estavam ali porque queriam , ninguém obrigou a estar ali . isso é racismo ? Elas queriam mostrar seu corpo e virar globeleza era seu maior sonho . Algumas até choraram . Vocês inventam racismo en todo lado . Esas coisas so vão mudar o dia que a sociedade tenha cultura e educação e isso hoje não existe para negros e para brancos tambên .

  11. Só não entendo uma coisa? Precisa realmente que a mulher esteja praticamente pelada (e as vezes pelada) pra mostrar que sabe sambar?????

  12. Prezados Leitores
    Mas é engano meu, ou um Octogono, é similar moderno do Coliseu de Roma em seu auge !?
    Hipocrisia, melhor definição para o ” ser humano “

  13. Ah façam me o favor, as pessoas não podem ver nenhuma exposição de um negro que já vem logo falando mal, se fazem um papel de escravo, de empregada, de madame, sempre acham uma forma de criticar. O que há de mal na Sharon Menezes apresentar o quadro? Ninguém é obrigado a ver, não irão mudar o Brasil, nem se quer seu bairro assim. O racismo parte de cada um que acha que o negro deveria pedir autorização pra tudo, ficar calado, não se expor. Por que não postam um belo texto falando das panicats, “bundas brancas”? Se aparece a figura de um negro, lá vem as comparações e blá blá blá. Vão crucificar a moça por isso? Caiam na real, vão ver as “bundas brancas” e pronto.

  14. Até onde eu tive acesso a informação, sei que o contrato entre a Globo e seus atores é de extrema elaboração. Sei que além daqueles “não posso dar entrevista às outras emissoras”, tem aqueles “não posso negar a participação em nenhum outro programa da emissora” e “não posso questionar nenhuma ação da qual me mandaram participar”. Creio que, por comodidade financeira, ou por um possível rombo no bolso (talvez pague uma baita multa de quebra de contrato), esses atores não podem negar essas participações.

    No nosso país, temos muitos bons atores, o problema é que pouquíssimos conseguem se afastar das telinhas (geralmente os mais velhos, que já fizeram seu nome e atraem certo público aos teatros). O teatro é a escolha de TRABALHO desses bons atores, enquanto a TV é seu ganha-pão. Infelizmente, nós pagamos uma TV a cabo pra assistir a Globo e nos negamos a gastar R$50 mensais pra uma boa e reflexiva peça de teatro.

  15. Como você sabe que era “só dizer não”? Contratados da Globo não podem dizer não. Você acha que eles vão ao Faustão, ao Esquenta e ao Mais Você por livre e espontânea vontade? Talvez ela até poderia ter dito não, mas isso implicaria em uma demissão. Teria sido muito admirável se ela tivesse peitado a Globo, mas não cabe a ninguém julgar o fato dela não ter peitad.

  16. a cena de cima tudo bem que elas estavam ali obrigadas, mas a de baixo me desculpem, mas elas foram ali por vontade própria..nada a haver ficar comparando, mesmo porque isso acontece com as mulheres branca, morenas , amarelas..

  17. Senti um mal estar enorme ao assistir o quadro do fantástico em que a atriz apresentava as candidatas. E me questionei por instantes o porquê disso tudo! Obrigada pela sua análise. Concordo c vc!

  18. Sonho com um povo consciente de seus direitos e deveres, sonho com uma TV aberta de melhor qualidade, sonho com uma sociedade que respeite de verdade suas mulheres e suas crianças. Mas o que tenho urgência mesmo é que todos tivessem a compreensão da complexidade do texto escrito por Arturo Bonandi.

  19. Racismo ambiental- concordo totalmente com a sua fala, a mulher negra não é só isso uma mercadoria, olha meu amigo depois que ouvi numa palestra que uma determinada embalagem de refrigerante foi elaborada, de acordo com o corpo da mulher, cara temos que nos rebelar mesmo, sendo branco, negro, amarelo ou azul, é um direto seu em dizer que não concorda.

  20. Minha colocação é a seguinte!
    Antes quero dizer que sou negro, mas não puro. Minha mãe é clara, minha avó tem descendência indígena e minha bisavó é branca de olhos claros. Acho que por causa dessa mistura na minha família, eu vejo as coisas de outra forma. Racismo existe sim, mas tudo que existe também é culpa do próprio oprimido. Eu me canso vendo negros se colocando no papel de coitados, hoje existem leis, se sentiu discriminado e tem como provar, vai pra cima!
    Mas voltando ao tema, o único problema que vejo é por qual motivo apenas negras participam?
    O Concurso Miss Universo não tem distinção de etnia, inclusive uma negra, acho que angola, ganhou uma edição e por merecimento. Por qual motivo o concursinho da Globo não permite loiras, japas, ruivas e etc???
    E pq ninguém questiona o racismo ao inverso???
    Na minha humilde opinião deve ganhar o concurso quem melhor preencher os requisitos que não é só ser negro, mas também ter samba no pé e etc.
    Pronto, falei!

  21. Conceição disse tudo. Lindas e maravilhosas mulheres dando show. Negra, é um detalhe para quem não quer ver as pessoas pelo brilhos dos olhos. E Sharon tomando posse de tudo que conquistou com muito suor e honra. É bom revermos o conceito dessa terra, onde a pouco tempo tods andavam nus, invadida por conceitos (e preconceitos) com o único interesse de explorar.

  22. O padrão da Globeleza ….. desde a época de Valéria não é só bunda ,mas a tradição do samba no pé.Se não mostra é preconceito se mostra é racismo….. O corpo da mulher Brasileira de dezembro a março sempre foi exposto para atrair estrangeiros….Então a mercadoria depende muito de quem vai comprar e se realmente querem vender.Lembrando que a novela Lada a Lado tbm retratou sobre isso e ganhou o EMMY.Qual Brasil queremos??

  23. É de dar pena esse artigo. Que comparação infeliz e pobre. Os escravos “matariam” para ter o tratamento que essas mulheres tem. Daquelas mulheres só conhecemos a aparência e o “samba no pé” e nenhuma delas estavam ali para se vender (já que foram por vontade própria). Elas chegaram até ali porque tem um talento e você o desmereceu por completo. Elas chegaram até ali para mostrar uma parte da cultura brasileira (sim, nós temos mulheres bonitas que saem quase sem roupa ou até sem roupas para desfilar). Tenho orgulho de que isso aconteça no Brasil e não em outro país. Não vejo desonestidade no que estão fazendo nem picaretagem, nem vigarice, nem pornografia. A sexualidade vai sempre chocar aqueles mais moralistas, mas isso sim, é tão colonialista, é tão regressivo. São essas pessoas com esse tipo de pensamento que no passado ascenderam pavios de bombas. E a atriz nada tem que se lamentar por estar ali. Fazia parte de um evento de propaganda da cultura brasileira. Deixem a moralidade de lado e recebam aquelas bundas e todas as outras que vocês virem de braços abertos. Parem de lamentar pela demonstração de sexualidade do outro, quando é a sua que você gostaria de estar usando. Como são bobos os recatados, pensando em toda aquela devassidão. Se libertem, vivam e deixem viver.

  24. Acho que se não quer ser vendida quem tinha que dizer não era quem estava pelada, a Sheron estudou muito e subiu todos os degraus para chegar onde esta, pra não ter que usar a bunda e sim a cabeça.
    Se as meninas estão sendo espostas, foi a escolha delas. Nos negras passamos por poucas e boas mesmo mas tbm temos o poder de escolher que tipo de imagem queremos passar, assim como as brancas, assim como a Sheron que escolheu ser reconhecida pelo talento e não pela bunda. Acho que se as meninas escolheram estar ali, não cabia a Sherom levantar uma bandeira e não aceitar fazer o programa.Ninguem foi obrigado estar ali e todas que estavam ali sem roupa podia ter dito não. Só acho

  25. Mas se não é brasileiro, conhece a sharon meneses de onde?
    Ela não é lá grande atriz, beleza sim ela tem, mesmo assim não é top model, de onde este escritor conhece sharon?
    Sim a maioria dos brasileiros não sabe pq a globo quer manter a globeleza (já passou o tempo, é a 3 globeleza e as outras vieram do ceu, ou de um sofá…). Uma coisa que não intendi é porque a sharon, que é uma pessoa por si só antipatizada está sendo a cicerone do concurso.
    Sim a sharon não poderia dizer não, pois na globo tem que se aceitar senão vai para a geladeira.
    E o salario/beneficio da globo é o melhor do meio.

  26. Escreva sobre as escolhas das loira do tchan e sobre o BBB com exposição predominante de loiras. Essa separação de branco, preto e pardo ajuda a aumentar as diferenças. Mesmo que usadas para defede- los. Somos todos iguais. Fernando Mengue

  27. Valesca Popozuda faz show expondo o corpo é vira musa do feminismo. Meley Cyrus e Lady Gaga semi-nuas no palco são ícones feministas lutando pela posse do próprio corpo. Resta saber, por que as candidatas à Globeleza são comparadas à escravas num mercado? Ah, sim, porque elas são negras e as mulheres negras precisam ser comportadas, pedir licença para desfrutar de seus corpo, serem bozinhas, abnegadas, recatadas, pudicas e virtuosas ou, do contrária, não serão dignas de respeito. Não vejo mercadorias, não vejo escravas. Vejo mulheres expondo suas bundas pretas. A TV brasileira é um mar de bundas brancas, quando aparece uma bunda preta… Burca nelas! Acho que vale aqui os lemas da Marcha das Vadias: “Meu corpo, minhas regras”, “o corpo é dá mulher ela faz o que quiser”. E prá Polícia da Bunda Preta… Aquele abraço!

  28. Um homem de bem é uma caracterização muito rígida. É evidente que se corrigirmos tudo, não vai haver motivo para viver. Viver não é chato quando a gente se diverte. Que mal há no fato de uma negra achar quer mostrar a bunda em um programa de televisão. È bom. As brancas também mostram. Daí não vejo racismo. Adoro bundas bonitas. Bundas nos remetem ao desejo sexual que sobre o controle da razão é a coisa mais sublime. No futuro quando os seres humanos não dependerem da nossa natureza para reprodução, serão cada vez menos praticados como hoje. Tudo virá a seu tempo. Quanto a Sharon. mão é uma negra, é uma afro descendente com traços de branco que preserva costumes exóticos, e que usa os relacionamentos amorosos para se promover como artista que é. Quanto ao sexo, prazer maravilhoso, está condicionado a um acerto econômico, porque a beleza é um dom efémero. É preciso ser prudente. Mas como diz a Iara Cunha, que transcrevi abaixo, tá tudo certo.Gente, vcs já pararam pra pensarque a presença da Sharon ali é simplesmente por ela ser ou ter sido rainha de bateria, e não pela cor or descendência. O quesito avaliado no programa é samba no pé e pela tradição da personagem criada pela emissora ” globeleza”, é o padrão de mulher negra, que dá o tom da festa. Isso nada tem a ver com desvalorização ou venda de escravos.
    É sempre bom pensar um pouco.

  29. Gente, vcs já pararam pra pensarque a presença da Sharon ali é simplesmente por ela ser ou ter sido rainha de bateria, e não pela cor or descendência. O quesito avaliado no programa é samba no pé e pela tradição da personagem criada pela emissora ” globeleza”, é o padrão de mulher negra, que dá o tom da festa. Isso nada tem a ver com desvalorização ou venda de escravos.
    É sempre bom pensar um pouco.

  30. isso é so mais uma constação de que somos culturalmente pobres eu acredito que as pessoas de bem não deveriam dar ibope a estes tipos de programa, tem tanta coisa boa a se fazer num domingo que ficar prostado de ante da tv com a boca escancarada cheia de dentes esperando a segunda chegar

  31. Acho que existe uma desvalorização geral da mulher, seja branca ou seja negra e estes concursos no geral destacam isso. Se mudasse de canal, veria um monte de mulher branca se exibindo quase pelada da mesma forma tosca no PÂnico na TV…De toda forma, se querem falar de racismo, minha filha de 11 anos me perguntou domingo: “Porque a Globeleza não pode ser branca mãe? Isso também não é racismo?”

  32. Entendi seu ponto de vista, concordei em alguns pontos, e realmente achei mto triste…. mas ainda prefiro acreditar na ignorancia da moça…. q pode ter feito sem perceber… no real sentido da palavra ignorancia….

  33. Sempre é bom reavaliar o conceito que temos sobre outrem. Não há absolutamente nada, além de um belo rosto negro de traços brancos, a ser admirado em Sharon Menezes.
    Arrogante, prepotente, desprovida de educação quando não há relações com $eu lucro. Raso lucro. Lucro de quem não é bastante inteligente. Basta o dinheiro e bastante propaganda.
    Defender alguém? Sharon viveria de empregadas em novela, com a tranquilidade de aguardar o papel de neguinha-empinada, pra tomar tapa na bunda em novela das 9.

  34. Entendo o mau gosto da foto, e todas as questões citadas no texto. Ms peraí o programa pânico não faz a mesma coisa? E cadê as pessoas reclamando? É hora de parar de ver o negro como pobre coitado, q não pode se defender por conta própria. Afinal ng é obrigado a participar desse tipo de concurso, como tb assisti-lo.

  35. É triste, feio e envergonha, mas a poderosa Globo é isso aí mesmo e muitos atores/funcionários negros cumprem o papel de subserviência, como se tivessem a chamada “alma branca”.

  36. Fantastica a confrontação com o mercado de escravos. Nos ultimos tempo tenho observado que querem transformar xs guerreirxs do quilombo e senzalas em “belos”. Os “belos” não lutam para quebrar os grilhões nem se rebelam contra seus opressores, daí tanta campanha para transformar guerreirxs em belos.

    Infelizmente é comum que os “belos” se sobre saem nos meios burgueses de comunicação e assim “belos” se reproduzem aos montes nas periferias do brasil, inclusive ocupam espaços que outrora era ocupado só por guerreirxs negrxs, como o hip hop, a capoeira e o samba.

    As vezes precisamos de recorrer à história e à memória para ficarmos mais feios, porém mais guerreirxs.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.