Esta nota visa comunicar a todas as autoridades federais e sociedades que a comunidade Guarani-Kaiowá do acampamento TEKOHA ITAY, localizado no município de Douradina-MS, nesse final de semana, (desde 12 de julho) começam a sofrer violências e a ameaça de morte coletiva pelos pistoleiros das fazendas da região de Douradina-MS.
Nesse mesmo local, aconteceu confronto entre indígenas e ex-policial, no dia 12 de abril de 2013, resultando vários indígenas feridos e a morte do ex-policial militar. Por conta disso, seis índios foram presos, mas o Tribunal da Justiça do MS liberou os seis indígenas, no dia 12 de julho de 2013. A partir do dia 12 de julho, os seis indígenas soltos começaram a sofrer ameaça de morte além da comunidade Guarani-Kaiowá inteira do tekoha ITAY. Assim, os fazendeiros recomeçam a praticar a violências contra os indígenas, por isso, na região de Douradina-MS, o risco de novo confronto entre os indígenas e pistoleiros é iminente.
Visto que nesse final de semana, três (03) habitações das lideranças Guarani-Kaiowá e pertences foram queimadas pelos pistoleiros dos fazendeiros. Um grupo de homens começam a perseguir os integrantes Guarani-Kaiowá do acampamento ITAY. (mais…)