Secretaria inicia levantamento de indígenas na área urbana de Londrina

Aldeias da região de Londrina abrigam cerca de 360 famílias (Portal Povos Indígenas no Brasil)

Pauline Almeida

Quem passa pela região central de Londrina vê várias famílias indígenas pedindo esmolas e vendendo artesanatos, principalmente na Rua Souza Naves, Alameda Miguel Blasi e Calçadão. Com o número crescente de índios deixando as reservas e sem local adequado para abrigá-los na área urbana, a nova gestão da Secretaria Municipal de Assistência Social tem um problema grave para resolver.

A secretária Telcia Oliveira informou que a questão é prioritária na pasta. Na manhã desta quinta-feira, uma servidora estava visitando as quatro aldeias da região para iniciar um levantamento sobre as necessidades encontradas e quantas famílias teriam migrado para a área urbana de forma permanente.

“Hoje elas estão aqui no Centro Cultural, ao lado do centro, temos várias famílias perto do Com-Tour, na Vila Portuguesa, nós estamos começando uma discussão de como fazer. A nossa ideia é fortalecer a permanência deles na reserva, na terra deles, mas para isso vamos ter que mexer em algumas coisas de lá”, declarou.

A questão indígena será trabalhada com órgãos que já cuidam do assunto, como Fundação Nacional do Índio (Funai) e Ministério Público Federal. Atualmente, existem cerca de 360 famílias indígenas em Londrina e Telcia acredita que é preciso melhorar as condições das aldeias para que elas não se sintam obrigadas a buscar uma vida melhor na cidade.

A permanência nas aldeias é uma forma de manter a cultura indígena viva, mas a prefeitura precisa viabilizar um espaço para receber os índios que vêm à cidade para a venda de artesanatos. Antigamente, eles se abrigavam em uma estrutura ao lado do Centro Cultural, mas o espaço foi destruído pelas chuvas em 2011.

“Nós estamos buscando linhas de financiamento para que eles tenham condições melhores, porque algumas aldeias estão precárias. Isso é uma discussão que precisamos fazer com eles. Tudo tem que estar acordado com eles, da forma que eles concordem e que seja bom”, comentou.

Uma das preocupações da secretaria são as crianças que pedem esmolas. Neste caso, o Conselho Tutelar deve ser acionado para que converse com os pais e evite a utilização dos filhos para a obtenção de dinheiro.

Enviada por Van Caldeira para a lista CEDEFES.

http://londrina.odiario.com/londrina/noticia/716735/secretaria-inicia-levantamento-de-indigenas-na-area-urbana/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.