O Instituto de Arte e Cultura Yorubá, em Belo Horizonte/Minas Gerais, foi criado com o objetivo de valorizar as tradições africanas yorubás e também para contribuir ao conhecimento local identificando as influências formadoras da identidade cultural brasileira.
A Cultura Yorubá é uma milenar e tradicional cultura africana que tem forte influência na cultura e sociedade brasileira. Ela tem sua origem na Nigéria, um país da África Ocidental. Devido à sua força, a cultura Yorubá espalhou-se pelo mundo, sendo praticada por mais de 100 milhões de pessoas em países como: República de Benin, Togo, Costa do Marfim, Haiti, Brasil, Bahamas, Porto Rico, Estados Unidos, El Salvador, Reino Unido, entre outros.
O Instituto de Arte e Cultura Yorubá, nesse momento, está ampliando seu campo de atuação com a criação do programa de Residência Artística para artistas africanos interessados em compartilhar seu conhecimento com artistas brasileiros.
Para o sucesso desse programa vamos inaugurar a primeira Galeria de arte afriKana na capital mineira, com uma coleção de 74 obras africanas. Esta exposição com o tema: “Uma Narrativa das Nações irmãs” comemora também um ano da declaração das cidades Lagos-Nigéria e Belo Horizonte – Minas Gerais/Brasil como cidades irmãs.
A Galeria é parte integrante do Instituto de Arte e Cultura Yorubá e o Centro de Negócios Cultura e Cooperação Nigéria Brasil e a exposição conta com a parceria da VANLagos – Video Art Network Lagos.
A galeria será inaugurada no dia 12 de setembro de 2012. O Embaixador da Nigéria no Brasil, Sr. Vincent Okoedion, fará a abertura, às 19h. Contará também com a participação da artista plástica nigeriana Folashade Temitope Ogunlade, que permanecerá no Brasil por três meses participando de residência artística neste Instituto.
Local: Rua Cambuquira, 178 Bairro Carlos Prates
Abertura dia: 12/09/2012
Horário: 19h
Visitação: Terças a Sábados
Horário de visitação: Terças de 10h as 20h
Sábado de 14h as 22h
–
Enviada por Pablo Matos Camargo para CEDEFES.