Acusado de xingar PM de “macaca” em supermercado, homem é preso em Sorocaba (SP)

Do UOL, em Sorocaba (SP)

A disputa por uma vaga de estacionamento terminou em prisão no centro de Sorocaba (99 km de São Paulo). Durante a discussão pelo espaço nesta sexta-feira (7), um pintor chamou uma policial militar de macaca, e o assunto foi parar na delegacia.

A soldado Meire Aparecida Barbosa, de 45 anos, estava fora do horário de trabalho, acompanhada da filha e dos netos, no estacionamento de um supermercado. Ela disse que viu um carro saindo de uma vaga e ficou aguardando a saída para poder estacionar o seu carro no lugar.

Logo em seguida, segundo a policial, Flávio Aparecido Alexandre, 42 anos, teria tomado a frente dela para entrar na vaga. Os dois começaram a discutir, e, de acordo com a policial, o pintor disse: “Vou colocar meu carro aí e quero que se dane, sua macaca”. Meire pediu que ele repetisse. Quando a ofensa foi dita mais uma vez, a mulher chamou os colegas da PM e todos foram para o plantão policial.

Na delegacia, Alexandre se mostrou arrependido, disse que é casado e filho de negras, por isso não é racista. O pintor disse que também teria sido ofendido pela policial, mas não se lembrava do que havia sido xingado.

A delegada de plantão, Maria Cássia Almeida Almagro, entendeu que houve injúria qualificada. O homem foi preso em flagrante pelo artigo 140 do Código Penal, mais especificamente, pelo terceiro parágrafo, que se refere às questões raciais.

Foi arbitrada uma fiança no valor de R$ 3.110, e como o valor não foi pago, Alexandre foi levado para a cadeia de Piar do Sul (150 km de São Paulo). O inquérito policial já foi instaurado. Se condenado, o pintor pode pegar de um a três anos de prisão.

Para a soldado da PM, é importante que a lei seja cumprida, e as pessoas, respeitadas, independentemente da cor ou de raça. Ela já tem uma advogada, que pretende entrar com uma ação de indenização por danos morais.

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/09/08/apos-xingar-pm-de-macaca-em-supermercado-homem-e-preso-em-sorocaba-sp.htm

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.