RENAP/CE: “Nota de Repúdio à ação da ADUFC contra os professores em greve”

A Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares no Ceará lança a seguinte Nota de Repúdio à ação da ADUFC contra os professores em greve:

“Desde o dia 17 de maio, os professores estão em greve nas Universidades Federais de todo o país com pautas legítimas na luta em defesa da Universidade pública, gratuita e de qualidade. Mesmo com uma adesão de mais de 90% das Universidades a luta não tem sido fácil. Por muito tempo, enfrentou o silêncio da mídia sobre os reais motivos da greve e sobre as propostas irrisórias do governo federal. Além disso, os professores, no Ceará, têm se deparado com as práticas antidemocráticas promovidas pela direção da ADUFC que tem, a todo custo, tentado impor os interesses dos seus dirigentes em contraponto aos reais anseios do conjunto dos docentes.

Com o afã autoritário de decidir conforme a sua ideologia, a diretoria da ADUFC convocou uma assembleia, publicizando, conforme preceitua o Estatuto, a pauta a ser debatida. No entanto, no dia de realização da dita assembleia, a diretoria impôs pauta diversa, qual seja, a votação sobre o fim da greve. Inconformados, um amplo número de professores, cientes da manobra em curso, deixou o local da assembleia e, mesmo assim, os poucos que ficaram, ainda que numa situação ilegal e flagrantemente ilegítima, votaram pelo fim da greve! Além desse lamentável episódio, verifica-se o desrespeito à Assembleia Geral que deliberou pelo plebiscito de desfiliação da Proifes-Federação, em completa afronta aos interesses da categoria.
Para nós, advogados populares, isso representa um verdadeiro golpe. Primeiro contra os trabalhadores que foram impedidos de participar de uma decisão de tal magnitude, já que a convocação versava sobre pautas com outros fins. Segundo, contra aqueles que participaram da referida assembleia, mas que se negaram a legitimar o golpe contra os trabalhadores e terceiro, contra toda a sociedade que nutre a esperança por uma universidade popular, democrática e de qualidade.
Essa atitude da diretoria da ADUFC é uma afronta ao que preceitua a legislação vigente no país e aos princípios democráticos que devem nortear todo e qualquer organismo coletivo como as associações e sindicatos, os quais existem para defender os direitos da categoria e não administrar interesses político-partidários de seus dirigentes. Estamos atentos diante de tais fatos, no sentido de contribuir para que se assegure que as posturas arbitrárias que vêm sendo adotadas pela diretoria da ADUFC sejam revertidas, bem como no sentido de que novas atitudes ilegais não sejam perpetradas”.
Enviada por Rodrigo de Medeiros Silva.

Comments (2)

1. O GOLPE QUE FOI PROCLAMADO POR ESSA ENTIDADE É DE EXTREMA COVARDIA O REPÚDIO NÃO SÓ DOS PROFESSORES MAIS TAMBÉM DOS ALUNOS E PAIS DE ALUNOS,EU POR EXEMPLO ESTOU PAGANDO CARO PARA MANTER MINHA FILHA EM OUTRA CIDADE ONDE CURSA O CURSO DE JORNALISMO.NÃO TEM MAIS CREDIBILIDADE UMA ASSOCIAÇÃO DESSA PERANTE SEUS SÓCIOS.
    SERIA DE BOM TAMANHO SE TODOS DA DIRETORIA DA ADUFC RENUNCIASSEM …