Documento traz nomes de 233 torturadores

Acervo pessoal de Luiz Carlos Prestes vai ser doado ao Arquivo Nacional, no Rio

A lista integra o acervo pessoal de Luiz Carlos Prestes e mostra momentos distintos da história política do Brasil

Do Hoje em Dia – 31/12/2011 – 08:45

O site da ‘Revista de História’ da Biblioteca Nacional divulgou uma lista com 233 nomes de acusados de tortura durante a ditadura militar. O documento faz parte do acervo pessoal do líder comunista Luiz Carlos Prestes (1898-1990), que será doado por sua viúva, Maria Prestes, ao Arquivo Nacional, no Rio, no próximo dia 3.

O acervo traz cartas trocadas com os filhos e a esposa, fotografias e documentos que mostram diferentes momentos da história política do Brasil. Entre eles, o “Relatório da IV Reunião Anual do Comitê de Solidariedade aos Revolucionários do Brasil”, datado de fevereiro de 1976.

Neste período Prestes vivia exilado na União Soviética e, como o documento não revela quem são os membros deste Comitê, não se pode afirmar que o líder comunista tenha participado da elaboração do relatório. De qualquer forma, é curioso encontrá-lo entre seus papéis pessoais.

 

O documento é dividido em seis capítulos. Entre eles estão “Mais desaparecidos”, “Novamente a farsa dos suicídios”, “O braço clandestino da repressão” e “Identificação dos torturadores”, que traz uma lista de 233 militares e policiais acusados de cometer tortura durante a ditadura militar.

Essa lista foi elaborada em 1975 por 35 presos políticos que cumpriam pena no Presídio da Justiça Militar Federal. Entre eles estavam Hamilton Pereira da Silva, hoje Secretário de Cultura do Distrito Federal, José Genoino, ex-presidente do PT e assessor do Ministério da Defesa, e Paulo Vanucchi, ex-ministro dos Direitos Humanos.

Hamilton Pereira da Silva fez questão de conversar com a ‘Revista de História’ sobre o assunto, afirmando que a lista não foi fechada em conjunto. Os nomes e funções dos torturadores do documento teriam sido informados pelas vítimas da violência militar em momentos distintos de suas vidas durante o cárcere.

“As informações saíam dos presídios por meio de advogados ou familiares. A esquerda brasileira, neste período, não era unida, era formada por vários grupos isolados, que não tinham muito contato entre si por causa da repressão”, conta Hamilton.

Na ocasião, o documento foi enviado ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Caio Mário da Silva Pereira, mas só foi noticiado pela primeira vez em junho de 1978, no semanário alternativo ‘Em Tempo’.

Segundo o periódico, “na época em que foi escrito, o documento não teve grandes repercussões, apenas alguns jornais resumiram a descrição dos métodos de tortura”. O Major de Infantaria do Exército Carlos Alberto Brilhante Ustra é o primeiro da lista de torturadores, segundo o relatório.

A ‘Revista de História’ tentou ouvi-lo, mas segundo sua esposa, Joseita Ustra, ele foi orientado pelo advogado a não dar entrevista. “Tudo que ele tinha pra dizer está no livro dele”, diz ela, referindo-se à publicação “A verdade sufocada: a história que a esquerda não quer que o Brasil conheça” (Editora Ser, 2010).

http://www.hojeemdia.com.br/noticias/politica/documento-traz-nomes-de-233-torturadores-1.387764#.Tv7p02LtkL8.gmail

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.