Parlamentares negros/as debatem com a sociedade civil sobre a reforma política

DIA 11/5, NO AUDITÓRIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR


As possíveis mudanças nas regras eleitorais do Brasil e suas implicações junto a sociedade e aos/as possíveis candidatos/as a cargos eletivos são os temas centrais do seminário Reforma Política: onde entra a população negra? entre parlamentares negros/as baianos/as e a sociedade civil, que acontece no próximo dia 11 de maio, 4ª feira, a partir das 18 horas, no Centro Cultural da Câmara Municipal Salvador. A proposta é iniciar um debate e posterior consulta a sociedade para que faça propostas ao anteprojeto apresentado pelo Senado e em discussão na Câmara dos Deputados. Os/as palestrantes serão: deputado federal Luiz Alberto (PT); deputado estadual Bira Coroa (PT), vereadora Olívia Santana (PC do B); Moisés Rocha (PT) e Gilmar Santiago (PT) que terão como mediadora a socióloga Vilma Reis, coordenadora da área Direitos Humanos do Ceafro/UFBa.

O seminário está sendo organizado pelo Ceafro – Programa do Centro de Estudos Afro-Orientais a universidade Federal da Bahia (CEAO/UFBa), Instituto Cultural Steve Biko, Fórum Baiano de Juventude Negra e Centro de Arte e Meio-Ambiente (CAMA), em parceria com a Frente Parlamentar Mista pela Igualdade Racial em Defesa das Comunidades Quilombolas e dos mandatos dos parlamentares negros/as palestrantes.

Ainda sem uma definição de quando entrará em vigor a reforma política, se nas eleições de 2012 ou em 2014, as propostas em discussão prevêem a continuidade ou não do voto obrigatório, o financiamento público de campanha evitando, assim, dinheiro da iniciativa privada nas campanhas eleitorais; candidaturas avulsas; prazo mínimo de um ano antes das eleições para filiação partidária; fidelidade partidária, ampliação da cota para mulheres (50%) na lista de candidatos/as e o fim das coligações partidárias; o fim da reeleição para presidente, governadores e prefeitos e aumento para cinco anos do mandato desses cargos.

 

http://fazervaleralei.blogspot.com/2011/05/parlamentares-negrosas-debatem-com.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.