A Prefeitura do Rio de Janeiro encaminhou, esta manhã, uma equipe de funcionários para a comunidade Vila Harmonia, no Recreio dos Bandeirantes. Há caminhões que normalmente são usados para fazer as mudanças e tratores, responsáveis pelas demolições, em mais uma situação de pressão sobre os moradores.
A comunidade está preocupada, pois, o Juiz que está analisando a liminar que sustenta sua permanência não aceitou o agravo instrumental pedido pelo Núcleo de Terras e Habitação da Defensoria Pública. As poucas informações que os moradores obtiveram com os funcionários que estão na comunidade indicam que a Prefeitura está apenas esperando que a liminar seja derrubada para iniciar o despejo das famílias que ainda resistem à remoção ilegal iniciada no ano passado.
Neste momento, o NUTH está tentando reverter a situação no Judiciário. Entretanto, é necessário que se fique atento e, quem puder, que vá à comunidade prestar solidariedade. É importante lembrar que a comunidade é uma das signatárias de uma denúncia encaminhada mês passado à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos.
As remoções ilegais precisam parar!!!
Comissão de Comunicação da Rede contra Violência.