Comunidade quilombola recebe equipamentos para fortalecer pecuária leiteira

Ações Territoriais (Ciat) vai receber equipamentos do Programa Alagoas Mais Leite, por meio de uma permissão de uso. A entrega vai ocorrer neste sábado (18), na comunidade quilombola Paus Pretos, em Monteirópolis, no Sertão alagoano, a partir das 19h.

O Programa Alagoas Mais Leite é coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e pretende fortalecer a pecuária leiteira por meio do apoio a associações de pequenos produtores.

Na comunidade Paus Pretos, a associação é uma das fornecedoras de leite ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) modalidade Especial Leite, mais conhecido como Programa do Leite. Os agricultores vão receber 20 máquinas forrageiras e um botijão de sêmen.

“O Programa Alagoas Mais Leite tem quatro linhas de atuação: gestão da unidade produtiva, nutrição adequada, melhoramento genético constante e qualidade do leite”, frisou o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas.

“O governador sempre determinou que o apoio aos pequenos é prioridade. Hoje a gente vê que eles têm uma produtividade semelhante à dos animais dos grandes criadores”, completou o secretário.

O superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Edson Maruta, destacou que, junto com o botijão de sêmen, as associações vão receber um kit de inseminação artificial e, posteriormente, kits de ordenha manual higiênica e um aparelho de análise do leite, para atestar a qualidade. “Vamos incentivar ainda a formação de campos de forragens com palma adensada e sorgo SF-15”, explicou.

De acordo com Edson Maruta, o Programa Alagoas Mais Leite está dividido em dois módulos de 500 famílias cada um e, ao todo, o programa está fazendo um investimento de R$ 8 milhões no fortalecimento da pecuária leiteira.

por Agência Alagoas

http://africas.com.br/site/index.php/archives/6264?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+com/ZLVz+(AFRICAS.com.br)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.