Professores lançam manifesto em defesa da educação pública

Adital – Nomes como Antônio Cândido, Fábio Konder Comparato, Marilena Chauí, Emília Viotti da Costa, Maria Victoria Benevides, Alfredo Bosi e Carlos Nelson Coutinho estão entre os assinantes. Professores universitários, de faculdade públicas e particulares, lançaram um manifesto e ainda estão colhendo assinaturas contra as propostas e os métodos políticos do candidato a presidência da República José Serra. E defendem um sistema educacional que priorize o ensino superior público. Leia abaixo a íntegra.

Manifesto:

Nós, professores universitários, consideramos um retrocesso as propostas e os métodos políticos da candidatura Serra. Seu histórico como governante preocupa todos que acreditam que os rumos do sistema educacional e a defesa de princípios democráticos são vitais ao futuro do país.

Sob seu governo, a Universidade de São Paulo foi invadida por policiais armados com metralhadoras, atirando bombas de gás lacrimogêneo. Em seu primeiro ato como governador, assinou decretos que revogavam a relativa autonomia financeira e administrativa das Universidades estaduais paulistas. Os salários dos professores da USP, Unicamp e Unesp vêm sendo sistematicamente achatados, mesmo com os recordes na arrecadação de impostos. Numa inversão da situação vigente nas últimas décadas, eles se encontram hoje em patamares menores que a remuneração dos docentes das Universidades federais.Esse “choque de gestão” é ainda mais drástico no âmbito do ensino fundamental e médio, convergindo para uma política de sucateamento da Rede Pública. São Paulo foi o único Estado que não apresentou, desde 2007, crescimento no exame do Ideb, índice que avalia o aprendizado desses dois níveis educacionais. (mais…)

Ler Mais

Assim como o pescador Alexandre Anderson, o Cimi será um dos oito homenageados com o prêmio João Canuto esta noite

Homenagem será entregue a partir das 18h, no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) recebe hoje (21) o prêmio João Canuto 2010. A entidade será representada por seu vice-presidente, Roberto Antônio Liebgott, que credita a homenagem a atuação dos missionários e missionárias da entidade.

O prêmio, oferecido anualmente pelo grupo de pesquisa Trabalho Escravo, do Núcleo de Estudos de Políticas Pública em Direitos Humanos (Nepp-DH), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e pelo Movimento Humanos Direitos (MHuD), tem por objetivo dar visibilidade a empreendedores sociais e organizações rurais e urbanas que se dedicam à defesa dos direitos humanos.

Este ano, além do Cimi, receberão homenagens o Comitê Popular pela Erradicação do Trabalho Escravo no Norte Fluminense; Alexandre Anderson; MV Bill (estes três pelo Rio de Janeiro e os demais representando as demais regiões do país); Leonardo Sakamoto; Movimento 11 de Dezembro, de Santo Antônio de Jesus, Bahia; Zilda Arns, in memoriam; Dom Xavier Gilles de Maupeou d´Ableiges e o Instituto Materno-Infantil de Pernambuco (Imip). (mais…)

Ler Mais

Costa Rica: ¿Por qué es necesaria, urgente y justa la autonomía indígena en Costa Rica?

Por Jorge Cole

Las Patrias y las identidades son inventos sociales creados por seres humanos que conforman culturas y pueblos. El ser humano realiza creaciones materiales e ideológicas que después de creadas pueden conformar parte de los rasgos que identifican una cultura. Costa Rica “hizo” o consolida “su invento de Patria” con la denominada “generación del olivo” formada por artistas como pintores, escritores, y por intelectuales y pensadores, a finales del siglo XIX.

(mais…)

Ler Mais

Liminar impede transporte de amianto pelo estado de São Paulo pela empresa Rápido 900

O Juiz da 21a. Vara do Trabalho da Capital de São Paulo, Dr. Murillo César Buck Muniz,  concedeu liminar nos autos da Ação Civil Pública nº 02049-2010-021-02-00-7, promovida pela  Procuradora do Trabalho da 2a. região,  Rosemary Fernandes Moreira,  contra a Rápido 900. A empresa é a maior transportadora de amianto IN NATURA vindo de Goiás e continuava a transitar pelas estradas paulistas, embora tivesse já recebido parecer negativo em ação cautelar contra a interdição do transporte, pela Juíza da 87a. Vara do Trabalho de SP, assim como recursos posteriores, negados tantos pela VT como pelo TRT.

A empresa se envolveu, inclusive, em  grave acidente na Via Anhanguera, na qual despejou 26 toneladas na véspera do feriado de Carnaval, o que causou um grande transtorno e risco para a população em geral e para os agentes públicos envolvidos na operação de remoção e limpeza da rodovia. A Anhanguera sofreu, além de tudo,  congestionamento de mais de oito horas pela interdição de uma das pistas sentido interior-capital. Essa ação foi exemplarmente acompanhada pela ação da Polícia Rodoviária, que aplicou as multas devidas pelo transporte da carga periogosa e proibida no Estado. (mais…)

Ler Mais

Manifesto do Fórum Nacional da Reforma Agrária

As Entidades que compõe o Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo (FNRA), de modo autônomo e independente, declaram o seu apoio à eleição de Dilma Roussef para presidenta do Brasil.

Vamos assegurar os avanços conquistados e não permitir que nosso país retroceda ao tempo das políticas neoliberais, da criminalização das lutas populares e das ações que transformavam em casos de polícia a legítima luta das organizações e movimentos sociais pela conquista de direitos no campo.

Dilma coloca como a prioridade número um de seu governo a erradicação da miséria.  O Fórum concorda plenamente com esta prioridade.

Por isso com seu apoio espera que Dilma, como presidenta, adote medidas rápidas e efetivas para avançar na realização da Reforma Agrária, no fortalecimento da agricultura familiar e camponesa e na defesa do Meio Ambiente. (mais…)

Ler Mais

Manifesto: antes que o cerrado desapareça

No dia 11 de setembro de 2009, Dia Nacional do Cerrado, estiveram em Brasília milhares de brasileiros, dos estados de Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Mato Grosso Sul, Mato Grosso, Maranhão, Tocantins, Piauí, Rondônia, Roraima, Bahia e Distrito Federal. Saíram de suas casas tão distantes e vieram se somar com tantos outros brasilienses nesta capital fincada no coração do Cerrado. Vieram a Brasília com um único propósito: Evitar que o Cerrado brasileiro desapareça, deixando somente poeira e lembranças.

Hoje, 20 de outubro de 2010, estamos novamente aqui em Brasília. Queremos manifestar as nossas preocupações e indignação frente aos rumos sombrios que tomam conta da agenda eleitoral. Como nos tempos bélicos dos generais, do DOPS, SNI, setores da elite conservadora da sociedade se mobilizam aterrorizando a sociedade brasileira associando candidaturas com imaginários religiosos. Uma estratégia suja de misturar a religiosidade popular, tão cara em nossas comunidades tradicionais, com demandas de políticas que avançam na contramão das conquistas que vimos germinar e crescer nestes últimos oito anos e que precisam ser consolidadas na democracia brasileira. (mais…)

Ler Mais

Festival Manguezais do Brasil, 23 a 26 de novembro, no Maranhão

Festival Manguezais do Brasil

Os manguezais são ecossistemas de grande importância socioambiental, e precisam ser reconhecidos pela sociedade civil, gestores públicos e instituições de ensino e pesquisa como ecossistemas que apresentam também grande valor econômico e cultural. Desta forma, este evento pretende promover a difusão de conhecimentos tradicionais gerados nesses ecossistemas, sua riqueza cultural, sua biodiversidades e seus impactos. Pretende também, promover a educação ambiental, expor a cultura existente das diversas comunidades que vivem no manguezal, promover a mobilização e a integração social, a educação ambiental envolvendo a música, teatro, dança, exposições, competições e apresentações ligadas ao meio ambiente do Manguezal constituindo uma rede “Manguezal do Brasil.”

(mais…)

Ler Mais

Priorizando los derechos indígenas en América Latina

Los pueblos indígenas son los guardianes de la Tierra, los conservadores de nuestra historia, el seno mismo desde el cual nació la civilización moderna. Con esto presente, convoco a todos los individuos y organizaciones mundiales en quienes recae la toma de decisiones – incluyendo organizaciones como la mía, el Fondo Internacional de Desarrollo Agrícola (FIDA) – para que den prioridad a los derechos y autodeterminación de los pueblos indígenas.

Ler Mais

Pensando y haciendo

Entrevista a VictoriaTauli Corpuz

Es importante ser holísticos para desarrollar estrategias.

Victoria Tauli Corpuz, activista indígena del pueblo Kankana-ey Igorot de la Región Cordillera de Filipinas, ex presidenta del Foro Permanente para las Cuestiones Indígenas de la ONU y directora de Tebbteba, comparte algunas estrategias a puertas del 16avo. Período de Sesiones de la Convención Marco de las Naciones Unidas sobre el Cambio Climático que se realizará del 29 de noviembre al 10 de diciembre en Cancún-México. Para mayor información sobre la COP16 visite: www.cc2010.mx/es
Tras el fracaso de Copenhague, ¿será COP 16 la última oportunidad para los pueblos indígenas?

(mais…)

Ler Mais

Manifesto do Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste (MMTR-NE)

MMTR-NE *

Adital – O Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste (MMTR-NE) vem lutando para construir relações justas e igualitárias entre mulheres e homens há quase 25 anos. Nessa história, foram trilhados vários caminhos na construção e consolidação do MMTR-NE, que atua nos nove estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe).

A luta pelo empoderamento das mulheres trabalhadoras rurais tem sido permanente. A partir do Governo Lula, essa luta foi aprofundada e ganhou mais visibilidade. Hoje, graças à mudança política trazida pelo Governo Lula, os espaços de discussão foram ampliados e também a participação das mulheres, além da criação e execução de políticas públicas de gênero e voltadas para o meio rural. (mais…)

Ler Mais