De 21 a 23 de agosto será realizado na aldeia Kumenê, no Amapá, a Assembleia de Avaliação dos Povos Indígenas de Oiapoque que debaterá temas relacionados à saúde, educação, saneamento básico, cultura, esporte, infraestrutura, energia, moradia e meio ambiente.
Realizada a cada dois anos, a assembléia é um evento tradicional dos povos indígenas que visa planejar ações e demandas em benefícios da população indígena. A abertura do evento, no dia 21, contará com a presença do ministro de Promoção da Igualdade Racial, Eloi Ferreira Araújo.
Serão debatidas também as questões relacionadas à BR-156, no perímetro onde estão localizadas dezenas de aldeias, e a reestruturação da Funai. O evento pretende integrar as comunidades indígenas e contará com a participação de representantes de 38 aldeias no município de Oiapoque e do Norte do Pará. A coordenação espera que pelo menos mil pessoas participem do evento.
O evento é realizado pela Secretaria Extraordinária de Políticas para os Povos Indígenas (Sepi) e a Associação dos Povos Indígenas de Oiapoque (Apio), em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e lideranças indígenas. Os debates terão inicio às 9 da manhã, no Centro Comunitário.
http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=363638