Informação é do enviado especial do governo do país para o Secretário-Geral, Leslie Voltaire, que falou durante encontro do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas.
Daniela Traldi, da Rádio ONU em Nova York.
Menos de 2% dos US$ 10 bilhões, cerca de R$ 17 bilhões, prometidos para a reconstrução do Haiti já foram recebidos.
A informação é do enviado especial do governo do país para o Secretário-Geral, Leslie Voltaire, que falou durante encontro do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, Ecosoc, em Nova York.
Centro Nervoso
O evento foi realizado na semana em que o terremoto completou seis meses. Leslie Voltaire lembrou que a tragédia destruiu o ‘centro nervoso’ do país, incluindo o executivo, o legislativo e o judiciário, assim como o apoio das Nações Unidas.
Leslie Voltaire
De acordo com Voltaire, muitos resultados positivos foram obtidos durante a fase de transição. Mas ele disse que, seis meses depois, o país ainda não passou para a fase de recuperação. Mais de 1,6 milhão de pessoas continuam sem casa.
Leslie Voltaire afirmou que a escala do desastre ultrapassou a capacidade de resposta do governo haitiano e da comunidade internacional.
Vulneráveis
Ele disse que a revisão das estatísticas mostram que mais de 300 mil pessoas morreram no desastre, 250 mil edifícios ficaram destruídos e milhares de hectares de terra foram cobertos por entulhos.
De acordo com Voltaire, engenheiros já avaliaram a segurança de milhares de casas mas não se sabe se algumas áreas ainda estariam vulneráveis a deslizamentos.