RJ, hoje: Première Latino Americana – Um filme do Japão sobre Energia Nuclear

Foto da exposição "Mãos de césio"

Hoje, dia 21 de maio, às 17 h, vai começar o 1º Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear, no Parque das Ruinas em Santa Teresa.

A abertura do festival no Parque das Ruinas vai ser a Première Latino Americana do filme “Ashes to Honey: for searching a sustainable future (Da cinza ao mel: em busca de um futuro sustentável)”. Este novo filme da Diretora japonesa Hitomi Kamanaka teve sua première mundial no último mês de março em Tokyo, no dia do terromoto no Japão.

Também haverá a abertura da exposição de cartazes do mundo inteiro sobre a questão nuclear. Uma coleção original da Fundação Holandesa LAKA Foundation.

“Isto é uma exposição de arte internacional”, explica o Curador da exposição Norbert G. Suchanek. “Estas obras de artistas e pensadores de todo planeta têm uma coisa em comun: Eles mostram o pensamento de que a Humanidade não precisa e não quer usinas nucleares e mineração de urânio”.

Veja a programação completa

Exposição Fotográfica  “Mãos de Césio”

Exposição Fotográfica sobre o maior acidente nuclear ocorrido no Brasil, o acidente radiológico de Goiânia, conhecido como o acidente com o Césio 137. Um prédio do Instituto Goiano de Radioterapia destruído e abandonado com um aparelho de radioterapia desativado dentro foi a causa deste “Chernobyl do Brasil”, que foi classificado como nível 5 na Escala Internacional de Acidentes Nucleares. Um aparelho construído nos anos 1950 para tratar câncer virou uma bomba radioativa, quando dois catadores de ferro velho, sem conhecimento do perigo, tiraram este aparelho com quase 20 gramas da substância radioativa, o Césio 137. Assim começou uma reação em cadeia que afetou e destruiu a vida de centenas de pessoas. A parte afetada do corpo mais visível foram as mãos, porque com elas foram feitos os primeiros contatos com este elemento altamente radioativo.

A Exposição começa no dia 1º de maio, uma homenagem aos centenas de trabalhadores civis e militares que ajudaram as primeiras vítimas e “limparam” este Chernobyl do Brasil em um ato heróico. Estes trabalhadores, enfermeiras, médicos, bombeiros, policiais militares, pedreiros e motoristas, em muitos casos também perderam a sua saúde e suas vidas por causa da radioatividade do Césio, chamado de o brilho da morte.

Mãos de Césio irá mostrar fotos do Acervo da Associação das Vítimas do Césio 137 de Goiânia (AVCésio), do Programa Memória Roberto Pires e do Centro de Pesquisa e Documentação do Jornal do Brasil (CPDoc JB).

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.