Oficina: O Ceará e seus fazeres tradicionais no “Mundo do Trabalho”

cartaz-oficina-ceara-e-seus-saberes (1)

Na próxima quarta-feira, dia 25 de maio, a Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares do Ceará (RENAP), o Grupo Teorias Criticas da UFC, o Fórum em Defesa da Zona Costeira do Ceará, os Povos Indígenas, e o Movimento dos Trabalhadores/as Rurais Sem Terra (MST) convidam todos a participarem da oficina: O Ceará e seus fazeres tradicionais. A atividade integra a programação da 3ª edição do evento “Mundos do Trabalho – Justiça, Direitos e Cidadania” realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT) entre os dias 24 a 28 de maio na Praça do Ferreira.

A oficina que acontecerá no Sobrado José Lourenço das 9 às 12 horas, tem como objetivo refletir sobre o modo de vida tradicional, em suas diversas formas. Diante dos danos socioambientais causados pelo modelo de desenvolvimento vigente, seja no litoral, no sertão ou na serra, a oficina vem problematizar as ameaças à sustentabilidade dessas comunidades. Com a chegada do emprego formal que não se concretiza em melhoria de vida, há a desestruturação do modo de vida destas pessoas, atingindo a sua cultura que se confunde com a própria existência delas. Dessa forma, a valorização do trabalho como sustento das comunidades, na verdade, é a defesa da dignidade humana, de direitos humanos fundamentais.

O momento contará com uma mostra de vídeos sobre modos de vida tradicionais e atividades produtivas como agricultura familiar, artesanato, turismo comunitário, entre outras. Após a exibição haverá uma troca de experiências entre os trabalhadores/as e o público em geral com a participação de representantes de diversos movimentos/segmentos: Thiago Valentim (CPT); Flávio Barbosa (MST); Raimunda Cruz do Nascimento (Povo Tapeba); Camila Garcia (FDZCC) e Ana Virgínia Porto de Freitas (Dpto. Jurídico do Sindicato dos bancários).

Para realizar sua inscrição, basta mandar um email [email protected]. Você encontra a programação completa do Mundo do Trabalho na Praça 3 no site: www.trt7.gov.br.

Serviço:

Oficina: O Ceará e seus fazeres tradicionais

Local: Sobrado José Lourenço (Rua Major Facundo, 154 – Centro)

Data: 25 de maio (quarta-feira)

Horário: 9hs às 12hs

 

http://www.portaldomar.org.br/blog/portaldomar-blog/categoria/noticias/oficina-o-ceara-e-seus-fazeres-tradicionais-no-mundo-do-trabalho

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.