Reunião com educadores indígenas não avança e greve continua em RR

Lideranças indígenas se reuniram com a governadora Suely Campos (PP). Sem avanços, governo propôs outra reunião para discutir 50 pautas.

Do G1 RR

Uma comitiva de lideranças indígenas se reuniu com a governadora Suely Campos (PP) nesta quinta-feira (27) para apresentar as reivindicações dos professores que estão em greve há 17 dias. Segundo a Organização dos Professores Indígenas de Roraima (Opir), não teve avanços no encontro e a greve continua.

“Não evoluímos em nada. E agora temos de articular e permaneceremos parados porque não houve acordo”, diz Misaque de Sousa, presidente da Opir.

Na reunião, 50 reivindicações foram expostas pela comitiva. Os educadores cobram inclusão da educação indígena no Plano Estadual de Educação (PPE). “O governo não entendeu a nossa situação e das escolas indígenas de Roraima. Acredito que está piorando”, aponta Misaque.

Governo propõe outra reunião
De acordo com a Secretaria de Comunicação do governo, foi proposto na reunião que sejam indicados alguns representantes para se reunirem possivelmente neste sábado (29) e discutirem os 50 pontos de reivindicações da categoria, além dos 39 já apresentados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima (Sinter).

Um dos pontos retomados pelos professores, mas que já avançou segundo o governo, é quanto ao retorno do texto anterior do Plano Estadual de Educação, referente à Educação Indígena, assim como foi solicitado pela categoria. “Deve ser votado em plenário já na próxima terça-feira [1º]”, adiantou o deputado governista Britto Bezerra (PP) que participou da reunião.

Entre outros pontos apresentados, estão as condições estruturais das escolas indígenas, além da chegada de materiais didáticos e merenda às escolas. Conforme o governo, a situação atual da Educação, indígena e não-indígena, é de grande dificuldade. O estado agora aguarda retorno sobre a proposta de reunião para este sábado.

Imagem: Reunião com indígenas aconteceu no Palácio do Governo (Foto: Ascom/Secom)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.