Índios isolados que viviam reclusos na mata revelam-se à sociedade envolvente

Índios isolados (Acre 2009) Agência de Notícias do Acre: Gleilson Miranda / Governo do Acre
Índios isolados (Acre 2009) Agência de Notícias do Acre: Gleilson Miranda / Governo do Acre

Por Beth Begonha

Em entrevista exclusiva, indigenista Meirelles relata os dias de convivência com o povo isolado que buscou ajuda em aldeia no Brasil Jose Meirelles é um dos mais famosos sertanistas da história do país. Durante décadas viveu em meio a floresta junto a povos indígenas que nos idos dos anos 60 e 70, acreditava-se precisavam ser contatados para sobreviver aos avanços da migração e das grandes obras. Ao longo dos últimos anos, depois da morte de milhares de indivíduos e da dizimação de diversas etnias, a política da Funai mudou e foram criadas as chamadas Frentes de Proteção Etnoambiental com o objetivo de preservar aquelas populações ainda não contatadas por não-índios e que preservam-se também da convivência com outras etnias indígenas.

Recentemente, índios isolados, assim chamados pelas características já explicadas, e que vivem na região de fronteira entre o Brasil e o Peru, buscaram contato em uma aldeia do Povo Ashaninka no estado do Acre. Meirelles, que durante anos viveu na Frente Etnoambiental do Envira, foi então chamado para, com seu conhecimento, ajudar a mediar o contato com os índios, e a compreender as razões que os levaram a procurar o apoio de outros povos.

Nessa entrevista, você vai ouvir o relato exclusivo do experiente sertanista que dedicou toda sua vida à convivência e proteção de diversos povos indígenas do Brasil. Meirelles explica as razões que têm trazido essa e outras etnias ao território brasileiro, vítimas de invasões dos territórios que tradicionalmente ocupavam no Peru. José Carlos Meirelles fala ainda sobre a situação de abandono em que se encontrava a Frente Etnoambiental onde viveu tantos anos e onde permanecem hoje alguns dos índios da etnia que buscou contato e proteção.

O programa Amazônia Brasileira vai ao ar de segunda a sexta-feira a partir das 08h na Rádio Nacional da Amazônia, em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões, onde é transmitido ao vivo às 05h. Produção e apresentação Beth Begonha. Você pode ouvir o programa AQUI  pelo Site das Rádios EBC.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.