Troca de saberes entre agricultores e agricultoras contribuindo para a convivência no semiárido potiguar

Agricultores e agricultoras participam de intercâmbio em Mossoró | Foto: Marta Vick
Agricultores e agricultoras participam de intercâmbio em Mossoró | Foto: Marta Vick

Marta Vick, ASA

A troca de saberes contribui de diferentes formas com os trabalhos no campo, inclusive orientando para o bom uso e apropriação das tecnologias, valorizando os trabalhos coletivos dentro das comunidades, onde os agricultores e agricultoras conseguem comunicar, dialogar e construir novos conhecimentos, contribuindo para a convivência no semiárido.

Pensando nesta troca de saberes, foi escolhido o Projeto de Assentamento Lagoa de Xavier no município de Mossoró como destino do intercâmbio intermunicipal do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) em parceria com o MDS, onde 40 agricultores e agricultoras da vila Ceará – Serra do Mel/RN, acompanhados pela equipe da COOPERVIDA tiveram a oportunidade de conhecer tecnologias sociais de convivência com o semiárido, técnicas de produção agroecológicas já em desenvolvimento pelas famílias e experiências de organização comunitária.

Foram visitadas as tecnologias sociais barreiro-trincheira na propriedade de Seu Pereira Junior, cisterna calçadão na propriedade Seu Antônio Lisboa e Dona Cida e cisterna enxurrada no quintal da propriedade de Seu Godarte, além da propriedade do agricultor conhecido popularmente como seu França com grande quantidade e diversidade de áreas produtivas. Na oportunidade os visitantes e os anfitriões se reuniram para compartilharem experiências sobre as tecnologias e técnicas agrícolas. Em suas falas os agricultores e agricultoras visitantes relataram a importância da produção de alimentos e das técnicas naturais de combate a praga. A visita foi considerada um dos momentos mais ricos, recheado de discussão e aprendizados, refletindo sobre a agroecologia e convivência com o semiárido a partir da experiência de seu França.

O intercâmbio teve o objetivo de socializar experiências para aperfeiçoar a prática da agricultura familiar, onde a troca de conhecimento e saberes facilitam o acesso a práticas populares, simples e inovadoras que vem favorecendo esse convívio no Semiárido.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.