Índios urbanos: buscando as raízes longe da natureza

Indígenas abandonam suas aldeias por pressão de madeireiros e razões educacionais. Hoje 315.180 vivem nas cidades brasileiras

Por Patricia Martínez Sastre, em

“O Brasil não terá índios no século XXI. A ideia de congelar o homem no estado primitivo de sua evolução é, na verdade, cruel e hipócrita”, afirmou o ex-ministro brasileiro de Ciência e Tecnologia Hélio Jaguaribe a um grupo de militares em 30 de agosto de 1994. Não sabia o quanto estava errado. (mais…)

Ler Mais

Vídeo Aguas de Oro muestra el clima de zozobra que Yanacocha impone a Máxima Acuña

Servindi

Compartimos el reportaje audiovisual Aguas de Oro, escrito y dirigida por Simona Carnino con el auspicio de la organización no gubernamental italiana Mais Torino en el que se describe claramente el contexto de zozobra y agresión permanente que vive Máxima Acuña de Chaupe por parte de la empresa Yanacocha que emplea todo tipo de acciones para intentar despojarla de su predio Tragadero Grande. Muy recomendable.

(mais…)

Ler Mais

Enem: A meritocracia e outras fábulas para ninar adultos, por Leonardo Sakamoto

No Blog do Sakamoto

Passando perto de um local de realização do Enem, neste sábado, parei um pouco para ver o pessoal que seguia, cheio de pensamentos, para as salas de prova. Perto de mim, dois pais conversavam sobre o futuro de suas filhas e, claro, sobre o país. Não consigo reproduzir exatamente as palavras, mas a conversa foi mais ou menos esta:

– Nunca poupamos investimento na minha família para a educação. Educação sempre em primeiro lugar. A Paulinha, desde cedo, frequentou os melhores colégios, teve todos os livros que pediu, viajou para fora para ampliar a cultura…

– Se o Brasil fosse justo, um lugar em que o mérito fosse levado a sério, nossas filhas estariam com vaga garantida. Mas essas cotas distorcem tudo. (mais…)

Ler Mais

Presidente do Tribunal de Justiça afirma que Polícia Militar de SP “é a melhor do mundo”

É pra rir ou pra chorar? (TP)

Em Justificando

Em vídeo encaminhado aos parlamentares Raul Jungmann (PPS-PE), da Comissão de Legislação e Justiça, e Arthur Lira (PP-AL), da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, José Renato Nalini, ao defender o ciclo completo das polícias, fez vários elogios à Polícia Militar do Estado de São Paulo, a qual considerou “a melhor do mundo”.

No vídeo obtido pelo Justificando, Nalini, que ressaltou falar em nome do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, afirmou que a polícia é um exemplo para uma nação carente de hierarquia e disciplina de cultivos de valores. (mais…)

Ler Mais

Há 40 anos, ditadura militar matava o jornalista Vladimir Herzog sob tortura

Homenagens começam neste domingo, 25, às 14h30, com missa na Catedral da Sé

Por Lúcia Rodrigues, en Caros Amigos

A morte sob tortura do jornalista Vladimir Herzog, o Vlado, há 40 anos, no dia 25 de outubro de 1975, no DOI-Codi de São Paulo, o principal centro de repressão do país, começou a fazer ruir a ditadura militar. A comoção tomou conta da sociedade e o culto ecumênico de sétimo dia realizado na Catedral da Sé, no centro da capital paulista, reuniu milhares de pessoas e acabou se convertendo na primeira manifestação de massas desde o Ato Institucional número 5 (AI-5), que considerava subversão qualquer reunião com mais de mais três pessoas. (mais…)

Ler Mais

Caravana da Esperança, realizada pelo MPF, leva todas as autoridades de Rondônia a aldeia indígena

Governo estadual e deputados comprometeram-se em ajudar o povo indígena Cinta Larga. Pelo menos 1,4 milhão de reais serão investidos em projetos nas aldeias

MPF RO

Na data de ontem, sexta-feira, 23, o Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) conseguiu levar praticamente todas as autoridades de Rondônia à aldeia Roosevelt, do Povo Cinta Larga. Para o procurador da República Reginaldo Trindade, idealizador da Caravana da Esperança, o evento foi um sucesso total, superando, inclusive, as expectativas de todos os presentes. Os organizadores consideraram o fato inédito no estado. (mais…)

Ler Mais

A incrível insônia do Sabiá-laranjeira

Por Sandro Von Matter, em Conexão Planeta

Existem mais de 300 espécies diferentes de Sabiás espalhadas pelo mundo. Poucos sabem, mas todas as espécies que vivem hoje na América do Sul são descendentes que imigraram da América do Norte há 20 milhões de anos.

O Sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris) é a mais comum e a mais conhecida das espécies dessa ave que vive no Brasil, facilmente reconhecida pela cor laranja ou ferrugínea de sua barriga e pelo canto melodioso. (mais…)

Ler Mais

Índio é baleado no peito e morador leva flechada no ombro após confronto em MT

Indígena de 19 anos foi socorrido pelo Samu ao Pronto-Socorro de Cuiabá. Índios faziam pedágio e moradores começaram bloqueio no mesmo trecho.

Por Denise Soares, do G1 MT

(mais…)

Ler Mais

Remoção relâmpago volta à Vila Autódromo

Por RioOnWatch

Por volta das 5 horas da manhã, ontem, 23 de outubro, a Guarda Municipal e representantes da Prefeitura chegaram na Vila Autódromo, comunidade que faz fronteira com o Parque Olímpico na Zona Oeste do Rio, para demolir mais casas no bairro.

“Estava cheio de policiais”, contou João um antigo morador. A página da comunidade no Facebook relatava que assim que chegou, a Guarda Municipal bloqueou o acesso a uma parte da Vila Autódromo, impedindo moradores de se movimentarem livremente ao redor do bairro. A área foi fechada incluindo a Casa da Nanã, a antiga casa da mãe de santo de Candomblé, Heloisa Helena Costa Berto, que luta para proteger o local sagrado da demolição. (mais…)

Ler Mais

Vamos falar da mandioca — e do índio

Em benefício de grandes empresas, Lei da Biodiversidade está prestes a produzir um  absurdo: cobrar pelo uso comercial de plantas brasileiras, sem remunerar povos que nos ensinaram a conhecê-las

Por Nurit Bensusan, no Instituto Socioambiental/Outras Palavras

Há cerca de uns dois meses, no lançamento dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, a presidente Dilma Rousseff saudou a mandioca como uma das relevantes conquistas do Brasil. Foi alvo de inúmeras piadas. Toda essa gozação foi extremamente reveladora: revelou a ignorância, a prepotência e o espírito colonizado de seus autores. (mais…)

Ler Mais