PF diz que organização criminosa mandou matar ambientalista no MA

‘Organização extremamente letal e organizada’, diz Alexandre Saraiva. Conselheiro da Rebio Gurupi foi morto a tiros na quarta-feira (26).

G1 MA

O superintendente da Polícia Federal (PF) no Maranhão, Alexandre Saraiva, disse, nesta sexta-feira (28), que a morte do conselheiro consultivo da Reserva Biológica (Rebio) Gurupi, Raimundo Santos Rodrigues, de 54 anos, foi planejada por uma organização criminosa que atua em Buriticupu (MA).

“O que nós apuramos até agora e podemos dizer com certeza é que esse crime foi perpetrado por uma organização criminosa extremamente letal e organizada que atua na cidade de Buriticupu”, adiantou o superintendente. (mais…)

Ler Mais

MPF cobra INB sobre monitoramento de poços em área contaminada

Agência Estado

O Ministério Público Federal (MPF) vai notificar a Indústrias Nucleares do Brasil (INB) para que a estatal federal apresente todos os relatórios de monitoramento de solo, água e ar realizados nas áreas afetadas pelas atividades de exploração de urânio da empresa. A estatal atua na única mina de urânio em operação na América Latina, na zona rural de Caetité, na Bahia.

Após reunião realizada na quinta-feira, 27, com representantes de organizações não governamentais, a Procuradoria da República no município de Guanambi (BA), vizinho de Caetité, decidiu que “oficiará à INB a apresentação de relatório com o mapeamento dos poços da área de influência, acompanhados dos relatórios de monitoramento ambiental respectivos (solo, água e ar)”. (mais…)

Ler Mais

A lição da libertação de uma carioca acusada da morte de uma turista italiana. Por Cidinha Silva

A farmacêutica Mirian França, negra, sem antecedentes criminais, presa arbitrariamente por longos 16 dias no início de 2015, sob acusação de ter assassinado Gaia Molinari, turista branca italiana, na praia de Jericoacoara, em Fortaleza, entrou com representação administrativa contra a delegada Patrícia Bezerra, responsável pelo caso. A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro acolheu o pedido

Diario do Centro do Mundo

O caso ficou conhecido porque Mirian, além de sabedora de seus direitos, teve a seu favor organizações e pessoas que se movimentaram para defendê-la: associações de mulheres negras, feministas, de Direitos Humanos. O coordenador do curso de pós-graduação em Bioquímica, no qual estava matriculada na capital fluminense, deslocou-se até Fortaleza para depor a seu favor. Amigos e familiares não descansaram um minuto sequer, mobilizando todas as redes e recursos imagináveis (inclusive internacionais) para libertá-la. (mais…)

Ler Mais

Agricultores criticam foco no agronegócio previsto no programa ‘Classe Média no Campo’

Movimento dos Pequenos Agricultores critica proposta da ministra Kátia Abreu e defende Plano Camponês, “uma alternativa comprometida com a soberania alimentar no país”

Do Brasil de Fato / MST

Recém lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), sob comando da ministra Kátia Abreu, o programa Classe Média no Campo, foi criticado pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). “O Programa visa a inserção de 400 mil famílias na lógica do agronegócio, ou seja, especializando em monocultores altamente dependente do uso de agrotóxicos, de insumos químicos, de sementes transgênicas, mecanização pesada, trazendo impactos negativos não só para o campo, mas para a população em geral”, apontou o movimento em documento. (mais…)

Ler Mais

Relator do Código da Mineração aprofunda retrocessos socioambientais em novo parecer

Proposta traz autorização explícita para mineração em Unidades de Conservação e ignora salvaguardas socioambientais para comunidades afetadas. Previsão é que relatório seja votado no final de setembro

Do Instituto Socioambiental / MST

O relator do novo Código da Mineração, deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG), apresentou informalmente, na tarde de anteontem (26/8), um novo relatório preliminar onde, sob a justificativa de simplificar e liberalizar os procedimentos burocráticos relacionados à exploração minerária, aprofunda retrocessos para o meio ambiente e os direitos de comunidades indígenas e tradicionais. (mais…)

Ler Mais

Colombia: Violencia y discriminación contra población afrodescendiente preocupa a la CIDH

Servindi, 28 de agosto, 2015.- La Comisión Interamericana de Derechos Humanos (CIDH) denunció que la población afrodescendiente de Colombia continúa presa de la violencia y discriminación.

Esto lo dio a conocer luego de su visita a ese país entre el 10 y 12 de agosto.

En aquella ocasión la presidenta del organismo supranacional, Rose-Marie Belle Antoine, se entrevistó con representantes del Estado y organizaciones de la sociedad civil que velan por el respeto de los derechos de los afrodescendientes. (mais…)

Ler Mais

E se as comunidades vítimas de chacinas resolvessem se rebelar?, por Leonardo Sakamoto

Leonardo Sakamoto

Morreu, nesta quinta (27), Letícia Vieira, de apenas 15 anos, tornando-se a 19ª vítima da chacina de Osasco e Barueri, ocorrida em 13 de agosto.

Compreenderia sem dificuldade alguma caso os moradores dessas comunidades resolvessem se revoltar contra o poder público e acampar no meio da rodovia Castelo Branco, que atravessa os municípios, decidindo sair de lá apenas quando fossem apresentadas medidas para que isso jamais voltasse a acontecer. (mais…)

Ler Mais

Comissão Europeia visita locais mais afetados por crise migratória

Da Agência Lusa

Dois comissários europeus iniciam na segunda-feira (31) visitas a alguns dos locais mais afetados pelo grande número de refugiados e migrantes que chegam à União Europeia, em movimento sem precedentes, anunciou hoje (28) a Comissão Europeia.

O primeiro vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermanns, e o comissário para a Ajuda Humanitária, Dimitris Avramopoulos, iniciam a visita na segunda-feira em Calais, na França, onde se reúnem com o primeiro-ministro do país, Manuel Valls, e o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve. (mais…)

Ler Mais

Mais de 300 mil migrantes atravessaram o Mediterrâneo desde janeiro

Da Agência Lusa

Mais de 300 mil migrantes atravessaram o Mar Mediterrâneo desde janeiro e mais de 2,5 mil pessoas morreram no mar quando tentavam alcançar a Europa, informou hoje (28) o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

“O número de refugiados e migrantes que atravessaram o Mediterrâneo este ano já ultrapassou 300 mil, cerca de 200 mil chegaram à Grécia e 110 mil à Itália”, disse. Em 2014, 219 mil migrantes fizeram o trajeto pelo Mediterrâneo, disse a porta-voz do Acnur, Melissa Fleming. (mais…)

Ler Mais