MPF/SP recorre de decisão que rejeitou denúncia contra ex-agentes da ditadura

Procurador contesta alegação de que denunciados pela morte de Manoel Fiel Filho estão cobertos pela Lei da Anistia; metalúrgico foi torturado e morto em São Paulo em 1976

PGR/MPF

O Ministério Público Federal em São Paulo (MPF/SP) recorreu da decisão do juiz federal Alessandro Diaféria, que rejeitou a denúncia oferecida contra sete ex-agentes da repressão pela morte do metalúrgico Manoel Fiel Filho, em 1976. Segundo o magistrado, os denunciados são beneficiários do amplo perdão concedido pela Lei da Anistia aos autores de crimes políticos entre 1961 e 1979. No entanto, o MPF reafirma que, de acordo com normas internacionais às quais o Brasil está submetido, delitos como o assassinato de Fiel Filho são considerados crimes contra a humanidade, impassíveis de anistia e imprescritíveis. (mais…)

Ler Mais

Morre Pirakumã Yawalapiti, mais um cacique do Alto Xingu que se vai

Uma triste notícia interrompe os preparativos do Kwarup prestes a acontecer na aldeia Ipatse, aldeia central do povo Kuikuro, no Alto Xingu.  Nas vésperas do ápice da cerimônia, Pirakumã Yawalapiti sofre um infarto fulminante

André Villas Bôas e Nina Kahn – ISA / Amazônia

Pira, como era chamado por todos, era filho de Paru Yawalapiti e irmão de Aritana, faz parte da geração de lideranças políticas preparadas para lidar com um mundo em rápida transformação. Seus pais, tios e avós foram protagonistas do contato dos “alto xinguanos” com os irmãos Villas-Boas ao longo dos anos 1950. Aritana foi formado para manter nos tempos atuais a admirável capacidade diplomática que seu pai desempenhou no processo de integrar pacificamente as 16 etnias que foram reunidas dentro da fronteira do que veio a se constituir como “Parque do Xingu” (PIX). (mais…)

Ler Mais

Dilemas da atual luta de classes

Por Wladimir Ponar, no Correio da Cidadania

As principais palavras de ordem das manifestações foram ostensivamente antidemocráticas. Impeachment, prisão para petistas, cadeia e fuzilamento de petistas e comunistas, atacados como traidores da pátria, andaram misturadas a outras motivações menores, indicando que à frente da organização e realização dessas manifestações estão os setores mais reacionários e trogloditas da sociedade brasileira. Nesse sentido, o governo erra ao passar uma mensagem acrítica sobre o verdadeiro sentido das manifestações. Elas não foram democráticas. Foram antidemocráticas.

É provável que muitos dos participantes nas manifestações não comunguem com aquelas palavras de ordem fascistas e nazistas. Porém, algo idêntico ocorreu com grande parte dos milhares de manifestantes em defesa de Deus, da Família e da Propriedade, que foram às ruas em 1964. Eles, provavelmente, também não comungavam com as mensagens golpistas daquela época, iguais em gênero e grau às atuais. Mas serviram de massa de manobra indispensável para dar um ar de legitimidade ao golpe militar. Depois, tarde demais, arrependeram-se pelos mais de 20 anos de ditadura militar. (mais…)

Ler Mais

Nhanderu Marangatu: a volta à terra tradicional, por Egon Heck

Egon Heck/Cimi. Texto e fotos

A ansiedade e disposição eram grandes. Os guerreiros, rezadores e famílias estavam esperando, agoniados, os ponteiros juntos apontarem para as estrelas. Esse era o horário que os deuses, através dos nhanderu (líderes religiosos) haviam marcado para o retorno ao território tradicional. Resolutos marcham para a terra sagrada. Com a proteção divina e a certeza de que esse gesto extremo era a única alternativa que lhes restava. Contavam com a solidariedade de amigos e aliados do mundo inteiro.

O sonho de Marçal e Dorvalino

Na noite de 25 de novembro de 1983, na aldeia de Campestre, munícipio de Antônio João, Marçal Tupã’i foi covardemente assassinado. Seu sonho era ver a terra de seu povo e de outras aldeias terem seus tekoha (terras tradicionais) demarcadas. Dezenas de crianças e adultos foram mortos por atropelamentos, fome, e toda sorte de violência. (mais…)

Ler Mais

Rechazan ampliar exploración sobre Reserva Comunal en Madre de Dios

Servindi – Organizaciones indígenas del departamento de Madre de Dios denunciaron la decisión de ampliar por tres años la exploración del Lote 76 de hidrocarburos que se superpone a la Reserva Comunal Amarakaeri (RCA), decisión que demuestra una política discriminadora hacia los pueblos indígenas y la negación de sus derechos.

La decisión se adoptó mediante el Decreto Supremo 025 del Ministerio de Energía y Minas (Minem) publicado el 4 de agosto en el diario oficial El Peruano que autoriza a la empresa Hunt Oil proseguir en sus actividades de exploración en dicho lote de hidrocarburos. (mais…)

Ler Mais

Resistência até o último índio pela garantia da educação escolar indígena de Roraima

Mobilização indígena em Roraima

Ascom- CIR

A mobilização indígena em defesa da educação escolar indígena de Roraima chega a terceira semana, tempo histórico para o movimento indígena local.

Enquanto houver persistência, haverá resistência até o último índio. Dessa forma, as lideranças indígenas, professores, estudantes, tuxauas, jovens, mulheres e demais membros da mobilização indígena retornaram de suas comunidades indígenas e voltam a ocupar a Praça do Centro Cívico, em Boa Vista, nesta segunda-feira, 24, para continuar a paralisação das escolas indígenas do Estado. (mais…)

Ler Mais

Cuba encara seu maior desafio

Em três anos, Raul Castro deixará o poder. Qual o futuro da ilha, em meio a promessa de mudança constitucional, reformas econômicas e reatamento com EUA? 

Reportagem de Janette Habel, do Le Monde Diplomatique | Tradução:Inês Castilho ! Imagem: Levi Maaia – Outras Palavras

Em 2018 Raul Castro, que terá 87 anos, não vai assumir novo mandato presidencial. Em três anos, portanto, a geração de Sierra Maestra terá deixado o poder. Três anos é pouco para reformar a economia, adotar uma nova Constituição e dirigir a normalização das relações com Washington, apresentada no encontro dos presidentes de Cuba e dos EUA na Cúpula das Américas, em abril. O regime sobreviverá ao desaparecimento de sua direção histórica? (mais…)

Ler Mais

Plenário do Senado deve começar esta semana votação da Agenda Brasil

Luciano Nascimento* – Repórter da Agência Brasil

Com a aprovação do projeto de lei que reduz as desonerações concedidas pelo governo a 56 setores da economia, o plenário do Senado deve começar esta semana a se debruçar na apreciação da chamada Agenda Brasil.

Um dos projetos que já podem entrar em votação é o que trata da repatriação de ativos financeiros e bens patrimoniais do exterior, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP). “Queremos votar a Agenda Brasil. O projeto da repatriação está amadurecendo para ser votado”, declarou o senador Romero Jucá (PMDB-RR). (mais…)

Ler Mais

Moradores de Manguinhos no Rio fazem Caminhada da Paz

Cristina Indio do Brasil – Repórter da Agência Brasil*

A Avenida Leopoldo Bulhões, em frente à Estação de Trem de Manguinhos, na zona norte do Rio de Janeiro, foi local ontem (23) de uma Caminhada da Paz, feita pelos moradores da área, que cobram ações do Poder Público no bairro, composto por 13 comunidades. A principal via de circulação da localidade é chamada, popularmente, de Faixa de Gaza, por causa dos frequentes conflitos armados que ocorrem na região.

A líder comunitária Simone dos Anjos disse que os moradores querem a mudança de nome do local, porque a classificação Faixa de Gaza incomoda, e por muito tempo os moradores se sentiam discriminados. Simone acrescentou que isso também é uma forma de violência – não é só quando se bate em uma pessoa. “A gente quer fazer diferença, dizer para o mundo que Leopoldo Bulhões não é só violência.” (mais…)

Ler Mais