O município de Amajari está localizado no norte do estado de Roraima. A população era de 5.294 habitantes em 2000, passando para 9.327 habitantes em 2010. Amajari faz fronteira, ao norte, com a Venezuela, com Pacaraima a leste, Boa Vista a sudeste e o município de Alto Alegre ao sul. Gentílico: amajariense
Segundo o IBGE, em 1975 chegou no local o primeiro morador, Sr. Brasil. Posteriormente passou a se chamar Vila Brasil. Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Amajari, pela Lei Estadual n.º 97, de 17-1-1995, desmembrado do município de Boa Vista. Sede no atual distrito de Amajari. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997. Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.
O Censo Demográfico 2010 aprimorou a pesquisa da população indígena investigando o pertencimento étnico e as línguas indígenas faladas, além de identificar a população residente nas Terras Indígenas e fora delas. Na questão religiosa, tem-se a opção “Tradições indígenas”.
A cidade de Amajari, em Roraima, é a cidade brasileira com maior proporção de pessoas filiadas às “tradições indígenas”. Entre 2000 e 2010 houve um grande crescimento das outras religiões, exatamente porque houve a opção de filiações às “tradições indígenas”, sendo que 37,5% da população de Amajari se declarou a esta opção.
No censo 2010, foi aplicada uma nova metodologia para captação da população indígena dentro das Terras Indígenas, isto é, para aquelas pessoas que não se declararam indígenas no quesito cor ou raça, foi introduzido o quesito “Você se considera indígena?”, de acordo com seus costumes, tradições, cultura, antepassados, etc. A tabela abaixo mostra os 10 municípios com maior proporção de população indígena.
A cidade de Amajari é a décima em proporção de população indígena, mas é a primeira em proporção de pessoas com filiação religiosa às tradições indígenas, sendo, no total, 3.502 pessoas, em 2010. Por tudo isto, a cidade de Amajari/RR pode ser classificada como a capital brasileira das pessoas que seguem as tradições indígenas. É também a terceira cidade brasileira com menor proporção de pessoas classificadas como cristãs.
*Colunista do Portal EcoDebate, é Doutor em demografia e professor titular do mestrado e doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE/IBGE; Apresenta seus pontos de vista em caráter pessoal. E-mail: [email protected]
Faltou apenas dizer que se trata do Povo Yanomami, uma das maiores populações indígenas no mundo vivendo de acordo com sua cultura tradicional!