Moradores fazem protesto após morte de líder comunitária no Amazonas

‘Dona Dora’ foi assassinada há menos de uma semana em Iranduba. Dois suspeitos de participação no homicídio foram presos.

Do G1 AM

Um grupo de moradores de Iranduba – município a 27 Km de Manaus – realizou uma manifestação nesta terça-feira (18) para lembrar a morte da líder comunitária Maria das Dores Salvador Priante. ‘Dona Dora’, como era conhecida, foi assassinada no dia 13 deste mês. O homem apontado como o mandante do assassinato foi detido na segunda (17), na capital. Cinco pessoas são procuradas por suspeita de ligação com o caso.

Os manifestantes caminharam pelas principais avenidas da cidade com faixas e cartazes pedindo justiça. Os filhos e o marido da vítima também estiveram no protesto.

Durante a caminhada, os manifestantes relembraram a luta da líder comunitária e pediram o fim da ilegalidade fundiária em Iranduba.

O crime
De acordo com a polícia, um grupo de homens armados invadiu a residência de Maria das Dores, situada na Comunidade da Portelinha, Km 28, onde estava a líder comunitária e o caseiro. Dora foi levada pelo suspeitos e morta a tiros.

Para a família, o crime pode ter ligação com denúncias por disputa de terras. “Ela recebia ameaças de mortes e já havia sido agredida há cerca de um ano”, disse ao G1 o marido da vítima, Gerson Priante, que desde o início atribuiu a violência ao suspeito, com quem Maria das Dores tinha uma relação conflituosa.

Imagem: Reprodução do G1 AM

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Isabel Carmi Trajber.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.