Cinema no Rio São Francisco chega a 10ª edição

Trajetória do projeto é marcada pela valorização da cultura ribeirinha e pela importância da conservação do Velho Chico 

Levar a magia do cinema para a população ribeirinha do Velho Chico é o maior objetivo do projeto Cinema no Rio São Francisco, que realiza a sua 10ª edição entre os dias 19 de agosto e 02 de setembro (programação abaixo). Outra proposta do projeto é a democratização do acesso à cultura por meio da exibição de curtas e longas-metragens nacionais em comunidades que vivem a beira do rio da integração nacional. Desde 2004, mais de 300 mil pessoas assistiram às sessões de cinema ao ar livre, que reúnem crianças, jovens e adultos, incluindo muitos moradores que nunca haviam visto um filme na telona. (mais…)

Ler Mais

ONU faz apelo para povo Guarani enquanto pistoleiros ‘se preparam para o ataque’

Survival

A Organização das Nações Unidas fez um apelo ao governo brasileiro para tomar medidas urgentes tendo em vista que pistoleiros cercaram diversas comunidades Guarani, ameaçando os índios com um ataque iminente.

Milhares de Guarani defendendo pedaços minúsculos das suas terras ancestrais estão vivendo com medo de serem expulsos pela força. Um porta-voz Guarani de uma comunidade, Tey’i Jusu, alertou que os pistoleiros estão fazendo patrulhas diárias, e que “pode ocorrer confronto a qualquer momento … É lutar e morrer pelas terras se for necessário.” (mais…)

Ler Mais

Bolivia: “Defensa de territorios indígenas es parte esencial de lucha descolonizadora”

Servindi, 17 de agosto, 2015.- La defensa de los territorios indígenas de su desterritorialización extractivista y de su despojo es pieza importante de la lucha anticapitalista y segmento fundamental de la lucha anticolonial y descolonizadora, advirtió Raúl Prada Alcoreza.

Así lo sostiene Raúl Prada, ex-constituyente y ex-viceministro de planificación estratégica en su artículo Territorios indígenas y descolonización publicado por Bolpress y que reproducimos a continuación: (mais…)

Ler Mais

Rita Potyguara defende educação étnico-racial no Brasil

Em entrevista a Seppir, gestora do Ministério da Educação fala sobre a importância da educação no enfrentamento ao racismo

SEPPIR

Primeira mulher indígena a assumir um cargo de direção no Governo Federal, a potiguara Rita Gomes do Nascimento está à frente da Diretoria de Políticas de Educação do Campo, Indígena e para as Relações Étnico-Raciais, do Ministério da Educação (MEC).  (mais…)

Ler Mais

Na luta pela terra e por um mundo mais justo, perdemos um grande lutador!

Cimi Regional Sul

Seu Chico, como era conhecido, tinha 53 anos e, desde o final da década de 1980, lutava na região metropolitana de Porto Alegre, juntamente com centenas de famílias indígenas, pelo direito a um pedaço de terra para viverem e pela garantia de espaços públicos onde pudessem comercializar os seus produtos, especialmente os artesanatos e as cestarias de taquara e cipó. (mais…)

Ler Mais

Câmara aprova financiamento privado de campanha e mantém porta aberta para a corrupção

Marcela Belchior – Adital

Na direção oposta aos interesses democráticos, defendido nos últimos anos pelos movimentos sociais e setores da sociedade civil organizada, a Câmara dos Deputados votou e aprovou em segundo turno o financiamento privado de campanha. O tema é considerado o núcleo duro da corrupção política no Brasil, figurando como o principal meio de interferência do favorecimento do setor privado em detrimento da garantia dos direitos da população. (mais…)

Ler Mais

Assassinato de defensor dos 43 desaparecidos denuncia responsabilidade do Estado mexicano

Marcela Belchior – Adital

Uma política de genocídio, que não apenas se omite em dar respostas à sociedade mexicana, como também nega proteção e atenta contra a vida de seus defensores. Quem faz esta leitura da morte de Miguel Ángel Jiménez, líder comunitário assassinado no último dia 08 de agosto, é o presidente da Liga Mexicana de Direitos Humanos, Adrián Ramírez. Em entrevista à rede de televisão venezuelana TeleSur, Ramírez situa o crime em um contexto maior, em que, segundo ele, as autoridades públicas do país apontam responsabilidades para uma suposta delinquência, quando, na verdade, é o próprio Estado que oprime a população. (mais…)

Ler Mais

Governo quer superar clima de pessimismo e ampliar diálogo, diz Edinho Silva

Luana Lourenço – Repórter da Agência Brasil

Um dia após a terceira série de manifestações pelo país contra o governo da presidenta Dilma Rousseff, o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, informou hoje (17) que a mobilização de ontem (16) foi vista como “um fato natural dentro da normalidade democrática” e que o governo está trabalhando para superar as dificuldades que levaram os insatisfeitos às ruas. (mais…)

Ler Mais

Quando a periferia será o lugar certo, na hora certa?, por Eliane Brum

A maior chacina de 2015, em São Paulo, mostra que as palavras começam a matar antes da morte e seguem assassinando os vivos depois

Em El País

As fotos do 13 de agosto mostram mulheres lavando o sangue dos mortos com rodo, como nos filmes B de terror. Se o rio vermelho escorre pelos degraus, as palavras ecoam para além da extensa fila de cadáveres. Elas matam lentamente, como balas em câmera lenta, que perfuram os corpos, se espatifam por dentro e vão corroendo os órgãos. Dia após dia, dia após dia, dia após dia. Mata-se e morre-se também na linguagem. As palavras silenciam os mortos para além da morte. E calam os vivos, mesmo quando eles pensam gritar. (mais…)

Ler Mais