Adoniran Barbosa (105 anos hoje) encontra Elis Regina – uma homenagem

Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental

Não há muito a dizer. Adoniran Barbosa faria 105 anos hoje, neste 11 de agosto quando não muitas pessoas o conhecem de nome, embora alguns e algumas já tenham pelo menos ouvido o seu “Trem das Onze”, entre outros sucessos.

Vai, então, uma homenagem: o vídeo de um belo encontro dele com Elis Regina, num boteco da vida do Bexiga, seguida do incrível “Tiro ao Árvaro”. Homenagem que acaba sendo dupla, pois. É este o boa noite do Combate Racismo Ambiental, hoje. (mais…)

Ler Mais

Museu da Justiça promove seminário ‘O Rio de Janeiro continua Índio’

Evento será nos dias 20 e 21 de agosto. Inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela Internet

Jornal do Brasil

No ano em que a cidade do Rio de Janeiro comemora 450 anos de fundação pelos colonizadores europeus, o Museu da Justiça acolheu a proposta da Associação Indígena Aldeia Maracanã (AIAM) para promover, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, o seminário ‘O Rio de Janeiro continua Índio’, nos dias 20 e 21 de agosto, das 9h às 18h. (mais…)

Ler Mais

Entre a Caatinga e o Cerrado: as Quebradeiras de Coco Babaçu

O Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) – criado em 1995 com o objetivo de fortalecer a luta pelo direito à terra e à palmeira de babaçu, e reconhecer as quebradeiras de coco como categoria profissional – lançou segunda-feira (10), na Câmara Federal, em Brasília, o novo “Mapa da Região Ecológica do Babaçu”, que abrange os estados do Piauí, Tocantins, Maranhão e Pará, em área de mais de 25 milhões de hectares, com diferentes densidades. 

Mídia Ninja

O mapa, que possui como princípio a auto-cartografia, não é governamental e nem acadêmico. Ele vem de assentados e quilombolas que contribuíram num minucioso trabalho de campo, com marcação de locais em situações de conflito. O mapa é uma etnografia, com rica história social e política que não se encontra na literatura oficial.  (mais…)

Ler Mais

Marcha das Margaridas 2015 une pescadoras do Brasil contra decreto do governo que retira seus direitos

Conselho Pastoral dos Pescadores – Nacional 

Cerca de 200 pescadoras de diversos estados do Brasil seguem para a Marcha das Margaridas, que acontece nos dias 11 e 12 de agosto em Brasília, para denunciar a arbitrariedade do decreto 8425, de abril desse ano, da presidência da república.  O decreto nega a essas mulheres o direito a auto se identificarem como pescadoras, e sem identidade, direitos são negados; nesse caso, o acesso ao Registro Geral da Pesca (RGP) que assegura direitos trabalhistas e previdenciários para as trabalhadoras e trabalhadores do mundo da pesca. (mais…)

Ler Mais

O Candidato, por Antonio Claret Fernandes

Por Antonio Claret Fernandes, para Combate Racismo Ambiental

O espaço da reunião é conhecido de Sofia, pois morara no Xingu, entre 27 de setembro de 2011 e 16 de novembro de 2014, e estivera ali algumas vezes, ano passado, em articulação da Constituinte Popular. Agora tem o prazer de estar na região novamente, após oito meses, com mais 23 companheiros de Minas Gerais, em missão. (mais…)

Ler Mais

IV Jornada de Agroecologia da Bahia, de 29/10 à 01/11

Em Jornada de Agroecologia da Bahia

É com grande satisfação que a Teia dos Povos anuncia a proximidade da IV Jornada de Agroecologia da Bahia, que acontecerá nos dias 29 de Outubro à 01 de Novembro. Nos últimos três anos viemos agregando experiências e aprendizados ancestrais e atuais, de especificidades individuais dos povos tradicionais, indivíduos construtores e do coletivo enquanto movimento de articulação e união de Povos. Tais vivências vêm sido celebradas, refletidas, aprimoradas e difundidas no evento anual que nomeamos Jornada de Agroecologia da Bahia. (mais…)

Ler Mais

Professores e alunos indígenas protestam por melhores condições de ensino durante sessão na ALE-RR

Eles pedem melhores condições de ensino e na estrutura das escolas. Ato de grevistas ocorreu durante a sessão desta terça-feira (11)

Inaê Brandão, do G1 RR

Professores grevistas e alunos indígenas fizeram uma manifestação durante a sessão desta terça-feira (11) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Os manifestantes exigem melhores condições na estrutura das escolas e a inclusão da educação indígena no Plano Estadual de Educação. Os profissionais da educação básica pararam as atividades por tempo indeterminado pela segunda vez em 2015 na segunda-feira (10). (mais…)

Ler Mais

MPF/RJ: Justiça determina cumprimento de obrigação pela CSN na proteção da Floresta da Cicuta

Empresa descumpriu termo de compromisso firmado com o ICMBio em 2008, que previa a construção de sede administrativa e centro de visitação para educação ambiental

MPF/RJ

Após atuação do Ministério Público Federal (MPF) em Volta Redonda (RJ), a Justiça Federal determinou o cumprimento de acordo firmado entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) que prevê a construção de uma sede administrativa e centro de visitação e educação ambiental para a área de relevante interesse ecológico (ARIE) Floresta da Cicuta, em Volta Redonda. A empresa deverá cumprir a obrigação no prazo de 90 dias. Caso não seja cumprida a obrigação no prazo estipulado, a Justiça estipulou multa diária de R$ 50 mil. (Processo n° 0083437-33.2015.4.02.5104 JF/Volta Redonda) (mais…)

Ler Mais