Incra/MS
A Comunidade Quilombola Furnas da Boa Sorte, localizada no município de Corguinho (MS), deu mais um importante passo rumo a reaver a totalidade do seu território tradicional. Isso, por que a Superintendência Regional do Incra em Mato Grosso do Sul recebeu, no último dia 8 de julho, a posse de dois imóveis rurais que fazem parte do território quilombola, totalizando 326,9 hectares.
Ambas as propriedades já poderão ser usadas pelos quilombolas em suas atividades produtivas. A área total do território é de 1.413 hectares, sendo que aproximadamente 70% da área já está na posse dos quilombolas.
A Comunidade Furnas da Boa Sorte foi uma das primeiras Comunidades Quilombolas a ser reconhecida pela Fundação Cultural Palmares em Mato Grosso do Sul. Conta atualmente com cerca de 40 famílias que sobrevivem basicamente da agropecuária de subsistência.
O Incra/MS tem 18 processos em andamento abertos por Comunidades Quilombolas, sendo que existem 21 reconhecidas pela Fundação Palmares. Dessas, duas já concluíram o processo e receberam o título definitivo expedido pela Fundação Palmares, que são: a Comunidade Negra Rural Quilombola Chácara dos Buritis, localizada no município de Campo Grande, e a Comunidade Negra Rural quilombola de São Miguel, sendo esta em Maracaju.
—
Imagem: Reprodução do Incra